O lampião da rua e a floresta: a gramática alegórica de Oswaldo Goeldi

Autores

  • Priscila Rossinetti Rufinoni Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2000.105409

Palavras-chave:

Goeldi, ilustração, Modernismo brasileiro, Dostoiévski.

Resumo

Estudar as ilustrações de Oswaldo Goeldi possibilita uma perspectiva intersemiótica para pensarmos o Modernismo brasileiro. Permite, por um lado, analisar as relações temáticas e discursivas que perpassam as imagens, e por outro perceber o conteúdo imagético, alegórico dos textos. Artes plásticas e literatura encontram-se, não mais de maneira hierarquizada – o literato tutelando o artista plástico –, mas como interpretações de um mesmo tempo, de uma época.

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Biografia do Autor

  • Priscila Rossinetti Rufinoni, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Mestre em História da Arte pela ECA-USP

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Publicado

2000-10-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rufinoni, P. R. (2000). O lampião da rua e a floresta: a gramática alegórica de Oswaldo Goeldi. Língua E Literatura, 26, 151-174. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2000.105409