Uma proposta para a criação de democracias solidárias

Autores

  • Rui Nobre Moreira Universidade de Lisboa. Centro de Filosofia das Ciências

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i17p101-129

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Democracias liberais, Plutocracias neoliberais, Excessiva desigualdade remuneratória

Resumo

A proposta apresentada neste texto tenta esbater as desmesuradas desigualdades remuneratórias hoje existentes em sociedades ditas democráticas.  Desmesuradas desigualdades remuneratórias serão sempre incompatíveis com o funcionamento genuinamente democrático de uma sociedade. A sua própria existência é uma prova de que vivemos em democracias disfuncionais. A ideologia neoliberal, que tem imperado em quase todo o mundo nos últimos 40 anos, tem vindo a acentuá-las. É hoje cada vez mais evidente a existência de uma oligarquia plutocrática, com um poder excessivo para sociedades que se pretendem democráticas. Quando usam o termo “democracia liberal”, para designar as sociedades em que vivemos, temos de considerá-lo um eufemismo. Vivemos sim em plutocracias neoliberais, em que uma percentagem ínfima dos cidadãos possui um excessivo e ilegítimo poder, sempre enquistado no sistema financeiro, mantendo sequestrados os Estados. Se esta situação é inaceitável, também o é uma situação em que a desigualdade remuneratória se esbata tanto, que impeça premiar o mérito social da atividade de cada um dos cidadãos. Esta proposta tenta encontrar um ponto de equilíbrio entre estas dois extremos. Por um lado, não permitir a existência de oligarquias plutocráticas, mas permitindo premiar, dentro de limites socialmente aceitáveis, o mérito social da atividade de cada um dos cidadãos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ATKINSON, Anthony B., On the measurement of inequality. Journal of Economic Theory, 2 (3), pp. 244–263, 1970. Este é o artigo original onde foi proposto este índice de desigualdade.

GINI, Corrado (1912). Variabilità e Mutuabilità. Contributo allo Studio delle Distribuzioni e delle Relazioni Statistiche. Bologna: C. Cuppini.

KUZNETS, Simon, Economic Growth and Income Inequality, em The American Economic Review, Vol. XLV, March, 1955.

PIKETTY, Thomas, Capital in the Twenty-First Century, The Harvard University Press, 2017. Translated from French. First French Edition, 2013.

PIKETTY, Thomas, A Brief History of Equality, Harvard University Press, 2022.

THATCHER, Margaret. 1987. ‘Interview for “Woman’s Own” (“No Such Thing as Society”).’ Em Margaret Thatcher Foundation: Speeches, Interviews and Other Statements. London.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Moreira, R. N. (2024). Uma proposta para a criação de democracias solidárias. Khronos, 17, 101-129. https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i17p101-129