Uma proposta para a criação de democracias solidárias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i17p101-129Palavras-chave:
Neoliberalismo, Democracias liberais, Plutocracias neoliberais, Excessiva desigualdade remuneratóriaResumo
A proposta apresentada neste texto tenta esbater as desmesuradas desigualdades remuneratórias hoje existentes em sociedades ditas democráticas. Desmesuradas desigualdades remuneratórias serão sempre incompatíveis com o funcionamento genuinamente democrático de uma sociedade. A sua própria existência é uma prova de que vivemos em democracias disfuncionais. A ideologia neoliberal, que tem imperado em quase todo o mundo nos últimos 40 anos, tem vindo a acentuá-las. É hoje cada vez mais evidente a existência de uma oligarquia plutocrática, com um poder excessivo para sociedades que se pretendem democráticas. Quando usam o termo “democracia liberal”, para designar as sociedades em que vivemos, temos de considerá-lo um eufemismo. Vivemos sim em plutocracias neoliberais, em que uma percentagem ínfima dos cidadãos possui um excessivo e ilegítimo poder, sempre enquistado no sistema financeiro, mantendo sequestrados os Estados. Se esta situação é inaceitável, também o é uma situação em que a desigualdade remuneratória se esbata tanto, que impeça premiar o mérito social da atividade de cada um dos cidadãos. Esta proposta tenta encontrar um ponto de equilíbrio entre estas dois extremos. Por um lado, não permitir a existência de oligarquias plutocráticas, mas permitindo premiar, dentro de limites socialmente aceitáveis, o mérito social da atividade de cada um dos cidadãos.
Downloads
Referências
ATKINSON, Anthony B., On the measurement of inequality. Journal of Economic Theory, 2 (3), pp. 244–263, 1970. Este é o artigo original onde foi proposto este índice de desigualdade.
GINI, Corrado (1912). Variabilità e Mutuabilità. Contributo allo Studio delle Distribuzioni e delle Relazioni Statistiche. Bologna: C. Cuppini.
KUZNETS, Simon, Economic Growth and Income Inequality, em The American Economic Review, Vol. XLV, March, 1955.
PIKETTY, Thomas, Capital in the Twenty-First Century, The Harvard University Press, 2017. Translated from French. First French Edition, 2013.
PIKETTY, Thomas, A Brief History of Equality, Harvard University Press, 2022.
THATCHER, Margaret. 1987. ‘Interview for “Woman’s Own” (“No Such Thing as Society”).’ Em Margaret Thatcher Foundation: Speeches, Interviews and Other Statements. London.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rui Nobre Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).