Relações entre o desempenho motor e a composição corporal de adolescentes escolares
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.157754Palavras-chave:
composição corporal, desempenho motor, adolescentesResumo
Introdução: A coordenação motora é uma interação harmoniosa entre diversos sistemas corporais para produzir ações cinéticas precisas e equilibradas. Diagnosticar níveis de desempenho motor em crianças e adolescentes pode favorecer a prevenção, conservação e melhoria da saúde e qualidade de vida. A composição corporal pode interferir consideravelmente na coordenação motora, principalmente em situações de sobrepeso e obesidade.
Objetivo: Analisar relações entre desempenho motor e composição corporal de escolares.
Método: Foram avaliados em 105 escolares a coordenação motora através do teste KTK (Körperkoordinationstest für Kinder) considerando o Quociente Motor (QM) e a composição corporal por meio do Percentual de Gordura Corporal (%GC) e Índice de Massa Corporal (IMC).
Resultados: Os resultados da composição corporal demonstraram que pelo IMC (38% e 36%) e %GC (28% e 22%) dos meninos e meninas, respectivamente, foram classificados no grupo Acima do Ideal. Com relação ao desempenho motor as meninas apresentaram valores de QM inferiores aos dos meninos (p<0,001). O grupo com %GC Abaixo do Ideal apresentou maiores valores de QM que os grupos Ideal (p<0,05) e Acima do Ideal (p<0,05). Foi observada correlação inversa entre o QM, o %GC e o IMC (r=-0,432 e r=-0,254, respectivamente).
Conclusão: existem relações entre composição corporal e coordenação motora de adolescentes entre 11 e 14 anos, específicas ou não ao sexo e a faixa etária.
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