Influência da orientação nutricional nas práticas de alimentação complementar em lactentes
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.20055Palabras clave:
alimentação complementar, lactente, consumo alimentarResumen
Avaliar a efetividade da orientação nutricional de lactentes em fase de introdução da alimentação complementar e verificar a associação das práticas alimentares com idade e escolaridade materna. Estudo de coorte histórica descritiva, avaliando-se dados secundários de 92 lactentes que realizaram pelo menos três consultas nutricionais, atendidos no Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno da Universidade Federal de São Paulo, no período de outubro de 2005 a março de 2010. As informações de consumo alimentar foram obtidas a partir dos Recordatórios Alimentares de 24 horas, analisados qualitativamente segundo a presença dos grupos alimentares (cereais/tubérculos, carnes/ovos, leguminosas, frutas/legumes/verduras). A orientação nutricional para a introdução da alimentação complementar foi baseada nos Dez Passos da Alimentação Saudável para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos, do Ministério da Saúde. Para a análise de variância em blocos não paramétrica separaram-se as crianças em dois grupos (grupo Lac A= que já recebiam alimentação complementar e grupo Lac B = que ainda não recebiam alimentação complementar). As médias e desvios-padrão do número de grupos alimentares consumidos nos momentos 0, 1 e 2 para o Lac A foram 2,3 (dp = 0,8), 2,9 (dp = 0,8) e 3,2 (dp = 0,6), respectivamente, enquanto que para o Lac B nos momentos 1 e 2 foram 2,6 (dp = 0,9) e 3,1 (dp = 0,7), respectivamente. Estatisticamente houve um aumento significativo dos grupos alimentares com o tempo para o Lac A (momentos 0 - 1 (p = 0,001), 0 - 2 (p <0, 001), 1 - 2 (p = 0,033)) e o Lac B (momentos 1 - 2 (p < 0,001)). Dentre os alimentos inadequados consumidos, aqueles que tiveram redução foram o açúcar de adição (de 22,2% para 8,7%) e o queijo petit suisse (de 11,1% para 4,3%). Não se observou relação entre a presença dos grupos alimentares com a idade e a escolaridade materna. A orientação nutricional ao longo do tempo foi efetiva, resultando na melhora qualitativa da alimentação complementar, independentemente dos fatores idade e escolaridade materna.Descargas
Publicado
2012-04-01
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Investigación Original
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