TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DO CONTEÚDO DA SECÇÃO I DA ESCALA: “ASSESSMENT OF PEER RELATIONS” PARA O IDIOMA PORTUGUÊS

Autores

  • Elsa Soares Universidade do Minho
  • Ana Serrano Universidade do Minho
  • Michael J. Guralnick University of Washington

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.50388

Palavras-chave:

ajustamento social, relações interpessoais, transtornos do comportamento social, comportamento infantil, validação de conteúdo.

Resumo

Objetivo: realizar a adaptação e validação do conteúdo da secção I da escala “Assessment of PeerRelations” – Avaliação das Relações com Pares para o idioma Português. Método: a secção I foi traduzidae retro traduzida por tradutores experientes. A versão de consenso resultante desta tradução foi utilizadaem dois estudos piloto que indicaram a necessidade de melhoramentos linguísticos. Realizadas asalterações necessárias, reuniu-se um painel com oito peritos – investigadores na área da intervençãoprecoce e das interações sociais – que procedeu à discussão aprofundada de cada um dos itens secção I.Resultados: todo o processo inerente a este estudo revelou-se de extrema importância para a exploraçãoaprofundada da secção I e para a realização de todas as alterações consideradas necessárias para quea escala possa ser funcional e aplicável na Língua e Cultura Portuguesas. Conclusões: o processo deinvestigação permitiu atingir o objetivo delineado e, assim, foi possível adaptar e validar, para o idiomaportuguês, o conteúdo da secção I da escala Assessment of Peer Relations – Avaliação das Relações comPares.

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Biografia do Autor

  • Elsa Soares, Universidade do Minho
    Terapeuta da Fala – Doutoranda Instituto de Educação - Universidade do Minho – Centro de Investigação em Educação - Bolseira deInvestigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - SFRH / BD
  • Ana Serrano, Universidade do Minho
    Professora Associada - Universidade do Minho – Instituto de Educação - Centro de Investigação em Educação
  • Michael J. Guralnick, University of Washington
    Director, Center on Human Development and Disability - Professor of Psychology and Pediatrics -University of Washington

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Publicado

2013-01-23

Edição

Seção

Artigos Originais