O adolescente e a competência social: focando o número de amigos

Autores

  • Maria Marta da Silva
  • Teresa Helena Sclhoen-Ferreira
  • Élide Medeiros
  • Maria Aznar-Farias
  • Mércia Regina Marcondes Pedromônico

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39789

Palavras-chave:

adolescência, competência social, amizade.

Resumo

Na adolescência, a convivência com o grupo de pares é fundamental. A amizade propicia prazer e traz benefícios para o desenvolvimento do indivíduo. Objetivo: verificar o número de amigos íntimos que os adolescentes que procuraram um centro de saúde dizem ter, verificando se o sexo ou a adequação idade-série escolar interferem no número de amigos Método: estudo descritivo de corte transversal. Foram escolhidos aleatoriamente 250 prontuários, dos quais 197 (78,8%) preencheram os requisites dos estudos, sendo 62,44% do sexo feminino. Os adolescentes tinham de I I a 18 anos e todos frequentavam Escola de Ensino Fundamental ou Médio. Instrumento: Foi utilizado o Youth Self Report - YSR (ACH EN BACH, 1 99 1), uma escala de rastreamento de problemas de comportamento e competência social. Procedimento: Os adolescentes que frequentam o Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente - CAAA - foram entrevistados com o YSR no período de 1999 a 2002. Resultados: Mais meninas responderam ter de 2 a 3 amigos íntimos, enquanto mais meninos responderam ter quatro ou mais. Os adolescentes, em geral, se consideram bons amigos e sem dificuldade para ter amizade. Discussão: Meninas parecem ser mais seletivas quanto à amizade do que meninos. Os adolescentes apresentaram uma boa auto-imagem quanto ao relacionamento com amigos. Conclusão: Os adolescentes estão realizando uma das tarefas evolutivas desta fase: ter amigos íntimos.

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Biografia do Autor

  • Maria Marta da Silva
    Especialista em Adolescência pelo CAAA- UNIFESP
  • Teresa Helena Sclhoen-Ferreira
    Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP
  • Élide Medeiros
    Professora Adjunto da UNIFESP
  • Maria Aznar-Farias
    Professora Adjunto da UNIFESP
  • Mércia Regina Marcondes Pedromônico
    Professora Adjunto da UNIFESP

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Publicado

2004-04-19

Edição

Seção

Pesquisa Original