O direito de brincar e a criança com deficiência física: do arcabouço legal à materialização do Direito, uma análise do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i1p1-17

Palabras clave:

Direito ao brincar, Deficiência Física, Direito da Criança e do Adolescente, Plano Diretor de São Paulo

Resumen

Sob o pressuposto do direito ao brincar como elemento de efetivação dos direitos das crianças, em especial com deficiência física, o artigo objetiva descrever projetos da sociedade civil que tenham por objetivo gerar acesso de crianças com deficiência a espaços lúdicos ou que tenham desenvolvido brinquedos adaptados para essa população, e analisar leis que estabelecem diretrizes para planejamento dos municípios. A pesquisa é bibliográfica na área jurídica e da saúde, utilizando bases de dados, sites e redes sociais. Conclui que o arcabouço jurídico é suficiente para assegurar a inclusão e a observância da prioridade absoluta que deve permear a proteção infanto-juvenil, cabendo a verificação na prática de sua efetividade.

Publicado

2023-05-03 — Actualizado el 2023-05-03

Versiones

Número

Sección

Artigos Científicos

Cómo citar

O direito de brincar e a criança com deficiência física: do arcabouço legal à materialização do Direito, uma análise do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. (2023). Interfaces Da Comunicação, 1(1), 1-17. https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v1i1p1-17