Crises, paradigmas e a Ciência da Informação: reflexões a partir do conceito de comunidade científica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.208795Palavras-chave:
Ciência da Informação, Comunidade Científica, Paradigmas, Crise paradigmáticaResumo
O paradigma entendido como um consenso, um padrão a ser adotado que inclui um conjunto de teorias, crenças, valores e técnicas partilhadas por uma comunidade científica é problemático quando analisado de um ponto de vista que leva em consideração as nuances da atividade científica em geral e os paradigmas informacionais da Ciência da Informação. Como hipótese, parte-se da ideia de que a compreensão das revoluções científicas e das crises como inerentes aos próprios paradigmas da informação contribuem para o desenvolvimento e o fortalecimento do conceito de comunidades científicas na área. Esta pesquisa visa realizar uma reflexão acerca da crise paradigmática do conhecimento científico e de suas implicações no âmbito da Ciência da Informação, apresentando aspectos relativos ao contexto da comunidade científica, dos paradigmas da informação e das ocorrências de crises paradigmáticas em informação. Com base na técnica de pesquisa documental indireta, foram utilizadas fontes bibliográficas, selecionadas de acordo com a abordagem escolhida para o tema. Dessa forma, a pesquisa é qualitativa e a metodologia utilizada traça um quadro geral para uma análise específica do entendimento da crise paradigmática na comunidade científica da Ciência da Informação. Os resultados evidenciam, além da viabilidade de paradigmas múltiplos na Ciência da Informação, que rupturas, crises, problemas, descontinuidades, dúvidas, erros e acasos deveriam ser incorporados aos estudos epistemológicos e paradigmáticos do campo. A discussão realça a crítica às limitações de um paradigma na Ciência da Informação, evidenciando que os diversos paradigmas coexistem devido a um princípio ético em torno da coletividade e interdisciplinaridade enquanto características predominantes do conceito de comunidade científica da área. Em conclusão, este trabalho reafirma que o consenso paradigmático e a harmonia conceitual são formas ideais da ciência, mas o que move a pesquisa na comunidade científica da Ciência da Informação são os processos contínuos, as investigações e as tentativas de relacionar semelhanças e diferenças. Assim, o artigo contribui para o avanço nas discussões sobre a noção de crises paradigmáticas e sua relação com os efeitos no conceito de comunidade científica e informação nos três paradigmas escolhidos para a análise na Ciência da Informação.
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