Crises, paradigmas e a Ciência da Informação: reflexões a partir do conceito de comunidade científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.208795

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Comunidade Científica, Paradigmas, Crise paradigmática

Resumo

O paradigma entendido como um consenso, um padrão a ser adotado que inclui um conjunto de teorias, crenças, valores e técnicas partilhadas por uma comunidade científica é problemático quando analisado de um ponto de vista que leva em consideração as nuances da atividade científica em geral e os paradigmas informacionais da Ciência da Informação. Como hipótese, parte-se da ideia de que a compreensão das revoluções científicas e das crises como inerentes aos próprios paradigmas da informação contribuem para o desenvolvimento e o fortalecimento do conceito de comunidades científicas na área. Esta pesquisa visa realizar uma reflexão acerca da crise paradigmática do conhecimento científico e de suas implicações no âmbito da Ciência da Informação, apresentando aspectos relativos ao contexto da comunidade científica, dos paradigmas da informação e das ocorrências de crises paradigmáticas em informação. Com base na técnica de pesquisa documental indireta, foram utilizadas fontes bibliográficas, selecionadas de acordo com a abordagem escolhida para o tema. Dessa forma, a pesquisa é qualitativa e a metodologia utilizada traça um quadro geral para uma análise específica do entendimento da crise paradigmática na comunidade científica da Ciência da Informação. Os resultados evidenciam, além da viabilidade de paradigmas múltiplos na Ciência da Informação, que rupturas, crises, problemas, descontinuidades, dúvidas, erros e acasos deveriam ser incorporados aos estudos epistemológicos e paradigmáticos do campo. A discussão realça a crítica às limitações de um paradigma na Ciência da Informação, evidenciando que os diversos paradigmas coexistem devido a um princípio ético em torno da coletividade e interdisciplinaridade enquanto características predominantes do conceito de comunidade científica da área. Em conclusão, este trabalho reafirma que o consenso paradigmático e a harmonia conceitual são formas ideais da ciência, mas o que move a pesquisa na comunidade científica da Ciência da Informação são os processos contínuos, as investigações e as tentativas de relacionar semelhanças e diferenças. Assim, o artigo contribui para o avanço nas discussões sobre a noção de crises paradigmáticas e sua relação com os efeitos no conceito de comunidade científica e informação nos três paradigmas escolhidos para a análise na Ciência da Informação.

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Biografia do Autor

  • Sonia Oliveira Matos Moutinho, Universidade Estadual Paulista, UNESP

    Doutoranda em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília, SP, Brasil.

  • Marivalde Moacir Francelin, Universidade de São Paulo

    Doutor em Ciência da Informação Universidade de São Paulo (2010). Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência da Informação; Biblioteconomia; Estudos epistemológicos e metodológicos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação; Pesquisa e metodologia do Trabalho Científico; Organização do Conhecimento; Organização e representação da informação; Estudos de informação; Teoria do conceito.

  • Carlos Cândido de Almeida, Universidade Estadual Paulista, UNESP

    Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Marília, com atuação nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação. Professor visitante na Universidad Carlos III de Madrid (Espanha, 2021) e Universidad Nacional de Misiones (Argentina, 2012). Pós-Doutor em Biblioteconomia e Documentação pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Doutor em Ciência da Informação pela UNESP, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina. Tem interesse nas áreas: Epistemologia, Ciência da Informação, Semiótica, Comunicação, Organização da Informação, Organização do Conhecimento e Mediação

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Publicado

2024-05-09

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

MOUTINHO, Sonia Oliveira Matos; FRANCELIN, Marivalde Moacir; ALMEIDA, Carlos Cândido de. Crises, paradigmas e a Ciência da Informação: reflexões a partir do conceito de comunidade científica. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 15, n. 1, p. e-208795, 2024. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.208795. Disponível em: https://journals.usp.br/incid/article/view/208795.. Acesso em: 3 nov. 2024.