Análise de correlação entre as IES brasileiras e a participação de sua comunidade acadêmica em redes sociais científicas
o caso da ResearchGate
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p201-218Palabras clave:
Tecnologia da Informação, Comunicação, Rede Social Científica, ResearchGate, Qualificação das IESResumen
Em um contexto em que o uso de redes sociais para a comunicação e disseminação de dados e informações científicas é uma realidade, as redes sociais científicas surgem como um tipo específico de rede social, disponibilizada para o público acadêmico, intelectual e envolvido em projetos de pesquisas. O objetivo deste trabalho foi introduzir uma análise de correlação entre a qualidade das IES brasileiras e a participação e a interação de suas comunidades em redes sociais científicas. A rede social científica escolhida para essa análise foi a ResearchGate. Para analisar essa possível correlação foram utilizados dados disponibilizados por organizações e instituições governamentais que realizam avaliações do ensino superior brasileiro. Esses dados foram confrontados com os dados estatísticos disponibilizados pela ResearchGate. Trata-se de um trabalho quantitativo que usa cálculos estatísticos para verificar a correlação. A análise dos dados coletados demonstrou haver uma tendência de que a participação dos pesquisadores das IES estudadas nas redes sociais científicas influencie positivamente a dinâmica da produção acadêmica por eles apresentada, esta, por sua vez, influencia nas avaliações destas IES.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.