Análise de correlação entre as IES brasileiras e a participação de sua comunidade acadêmica em redes sociais científicas

o caso da ResearchGate

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p201-218

Palabras clave:

Tecnologia da Informação, Comunicação, Rede Social Científica, ResearchGate, Qualificação das IES

Resumen

Em um contexto em que o uso de redes sociais para a comunicação e disseminação de dados e informações científicas é uma realidade, as redes sociais científicas surgem como um tipo específico de rede social, disponibilizada para o público acadêmico, intelectual e envolvido em projetos de pesquisas. O objetivo deste trabalho foi introduzir uma análise de correlação entre a qualidade das IES brasileiras e a participação e a interação de suas comunidades em redes sociais científicas. A rede social científica escolhida para essa análise foi a ResearchGate. Para analisar essa possível correlação foram utilizados dados disponibilizados por organizações e instituições governamentais que realizam avaliações do ensino superior brasileiro. Esses dados foram confrontados com os dados estatísticos disponibilizados pela ResearchGate. Trata-se de um trabalho quantitativo que usa cálculos estatísticos para verificar a correlação. A análise dos dados coletados demonstrou haver uma tendência de que a participação dos pesquisadores das IES estudadas nas redes sociais científicas influencie positivamente a dinâmica da produção acadêmica por eles apresentada, esta, por sua vez, influencia nas avaliações destas IES.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Flavio Ribeiro Córdula, Universidade Federal da Paraíba

    Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2008). Analista de tecnologia da informação da Universidade Federal da Paraíba.

  • Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UNB (2009); Mestre em Ciência da Informação - UNB (2001) e Bacharel em Ciência da Computação Pela Universidade do Oeste Paulista (1993). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFPB. Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes - MPGOA/UFPB. Professor Adjunto IV - Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

  • Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Doutora em Ciência da Informação (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ciência da Informação (2002) e graduada em Biblioteconomia (1999) pela UFPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Publicado

2019-05-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

CÓRDULA, Flavio Ribeiro; ARAÚJO, Wagner Junqueira de; SILVA, Alzira Karla Araújo da. Análise de correlação entre as IES brasileiras e a participação de sua comunidade acadêmica em redes sociais científicas: o caso da ResearchGate. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 10, n. 1, p. 201–218, 2019. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v10i1p201-218. Disponível em: https://journals.usp.br/incid/article/view/149259.. Acesso em: 21 nov. 2024.