The culture of Congo Capixaba: between practices and documents

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.207939

Keywords:

Congo capixaba, Cultural mediation, Culture, Documentary practices

Abstract

This study reflects on the Congo Capixaba by the documentary practices of the Entre Comunidades extension program, at the Federal University of Espírito Santo, based on the concept of culture developed by Kelvin L. White in 2017. The main objective is to think about the Congo Capixaba as a culture in the author’s terms, based on documents produced and mediated within the scope of the Entre Comunidades. Specifically, it seeks: to identify the documentary practices carried out by the program; to map the symbols, heroes, rituals, values, and performances of Congo, by cultural mediation practices and by those performed by the community; and to analyze the effects of this documentation on the continuity of Congo rituals and as an enhancer of mediation actions. Exploratory and descriptive research was carried out, regarding the objectives, and with a quantitative-qualitative approach. Bibliographic, documentary, and archival research was carried out, with content analysis for processing the results. By analyzing the investigated documentation, understanding the main aspects of the culture of Congo Capixaba was possible, as well as counting and categorizing different cultural mediation practices in the served communities. In conclusion, documentation contributes to the permanence of the culture of Congo Capixaba and cultural mediation complements documentary practices, producing effects on the life and memory of communities.

 

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Author Biographies

  • Philippe Peterle Modolo, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestrando em Ciência da Informação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Graduando em Arquivologia (UFES). Possui graduação em Pedagogia pela FUNPAC (2009). Especializou-se em Psicopedagogia e Educação digital e em Gestão Educacional na (FAVENI), 2011.Possui experiência em docência e em Gestão Educacional no Ensino Fundamental.

  • Maira Cristina Grigoleto, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Licenciada em História pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atua como docente na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nos cursos de Mestrado em Ciência da Informação (PPGCI-Ufes) e de Graduação em Arquivologia. Participa dos grupos de pesquisa "Competência em Informação e Processos Inter-relacionados" e "Tecnologia e Organização da Informação e do Conhecimento". Tem interesse em pesquisas sobre agências e agenciamentos do e pelo documento em diferentes configurações histórico-sociais, considerando: instituições (públicas e privadas); lugares e espaços de informação e de memória; processos e procedimentos documentais e de informação; institucionalidade, materialidade e usos do patrimônio. 

  • Rosa da Penha Ferreira da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Ciência da Informação (Dinter Unb/UFES - 2012-2016). Possui Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), graduação em Biblioteconomia (1990), em Artes Plásticas (1995) e em Arquivologia (2006). Atualmente é professora adjunto 4 do Departamento de Arquivologia, da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Informação e em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, memória, cidade, preservação de documentos, arquivos universitários, arquivos públicos, política arquivística, arquivos de processo de criação, patrimônio histórico, artístico e cultural. Coordenadora do Mestrado em Ciência da Informação 12/2018 - 08/2022 (PPGCI/UFES); Coordenadora do Núcleo de Pesquisa 'Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo'; Coordenadora do Laboratório de Ensino 2, do Curso de Arquivologia. Membro da Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD) da UFES; Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

  • Taiguara Villela Aldabalde, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e da Graduação em Arquivologia vinculado ao Colegiado de Ciência da Informação e ao Departamento de Arquivologia da UFES. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Ciências da Informação na Fundação Fernando Pessoa (Porto, Portugal).

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Published

2024-04-08

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MODOLO, Philippe Peterle; GRIGOLETO, Maira Cristina; COSTA, Rosa da Penha Ferreira da; ALDABALDE, Taiguara Villela. The culture of Congo Capixaba: between practices and documents. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 15, n. 1, p. e-207939, 2024. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.207939. Disponível em: https://journals.usp.br/incid/article/view/207939.. Acesso em: 21 nov. 2024.