Análise do processo de recuperação de conjuntos de dados em repositórios governamentais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i1p38-56Palavras-chave:
Ciclo de Vida dos Dados, Coleta de Dados, Dados Abertos Governamentais, Repositório GovernamentalResumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar, na fase de recuperação, atributos disponíveis nos momentos em que se realiza pesquisas por conjuntos de dados em repositórios governamentais, a partir do modelo de Ciclo de Vida de Dados para a Ciência da Informação (CVD-CI) proposto por Sant'Ana (2013). A pesquisa fora delimitada a realização de buscas por conjuntos de dados através do mecanismo oferecido pelo sítio Portal Brasileiro de Dados Abertos, utilizando os termos 'Educação' e 'Saúde'. O uso do termo 'Saúde' resultou na recuperação de 14 conjunto de dados e o termo 'Educação' recuperou 23, totalizando 37 conjuntos de dados. A análise destes conjuntos de dados dividiu-se em duas etapas: na primeira foram identificados quais atributos estavam disponíveis na página contendo o resultado das buscas a partir termos utilizados. A segunda etapa consistiu em identificar os atributos disponíveis nas páginas referentes a cada um dos conjuntos de dados recuperados na busca. Como resultado, fora construído dois quadros: o primeiro identifica os atributos que estão disponíveis nas páginas com resultados da pesquisa pelo mecanismo de busca do site; o segundo, identifica os atributos disponíveis em cada conjunto de dados recuperado pela pesquisa. Os resultados demonstraram que na primeira etapa, não há diferença nos atributos disponíveis nos resultados de busca por ambos os termos. Entretanto, na segunda etapa houve discrepâncias nos atributos identificados em cada conjunto de dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.