Recursos da Web 2.0 e suas contribuições na prática pedagógica do ensino de Biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i1p163-181Palavras-chave:
Web 2.0, Prática pedagógica, Twitter, Biblioteca 2.0Resumo
aborda utilização de recursos da web 2.0 na prática pedagógica no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Relata a experiência desenvolvida durante a realização da disciplina “Informática aplicada à Biblioteconomia II” do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) durante o primeiro semestre do ano de 2011. O objetivo foi analisar a possibilidade de se utilizar recursos da web 2.0 como aportes metodológicos ao ensino da disciplina. Foi criada uma hastag para o acompanhamento e discussão da disciplina no Twitter. Por meio de busca manual no próprio Twitter e uso da Plataforma Topsy monitorou-se 514 mensagens compartilhadas pelos alunos e professor. Analisa a participação e engajamento dos alunos na disciplina por meio: da distribuição das mensagens por mês, dia da semana e horário do dia; da interatividade, verificada a partir dos mentions, replies, e retweets. Como resultado verificou-se uma aprendizagem distributiva e contínua na qual o assunto discutido ultrapassa as limitações espaço-temporal da sala de aula, com envolvimento ativo e exercício da autonomia por parte dos alunos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-06-17
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
Como Citar
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira. Recursos da Web 2.0 e suas contribuições na prática pedagógica do ensino de Biblioteconomia. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 4, n. 1, p. 163–181, 2013. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i1p163-181. Disponível em: https://journals.usp.br/incid/article/view/59107.. Acesso em: 2 mar. 2025.