O ensino de estratégias de leitura em anos iniciais para a formação de leitores profissionais em indexação: mapeamento sistemático de literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.206157Palavras-chave:
Estratégias de leitura, Leitor profissional, Práticas de leitura, IndexaçãoResumo
Estratégias de leitura auxiliam o leitor profissional a realizar uma leitura mais rápida e que leva em consideração as ideias do autor, e, para desenvolvê-las, é necessário ter conhecimento prévio das estratégias de leitura ensinadas nos anos iniciais de formação. Com o objetivo de estudar as estratégias de leitura ensinadas nos anos iniciais, entender como elas são usadas e quais suas contribuições para a formação de um leitor profissional, realizou-se uma pesquisa de revisão de literatura de natureza qualitativa, utilizando o método de mapeamento sistemático, que permitiu levantar pesquisas relevantes sobre o tema em apreço. Verificou-se que a leitura é considerada muito importante para a formação integral do aluno, sendo um dos principais meios de acesso ao conhecimento, e que o uso de estratégias de leitura possibilita uma maior compreensão textual. Constatou-se que o conhecimento prévio trazido pelo aluno também é fundamental para o processo de entendimento do texto, sendo imprescindível para a formação de bons leitores. Conclui-se que é fundamental garantir a presença de bibliotecas nas escolas com profissionais de biblioteconomia, a fim de realizar projetos de leitura em conjunto com os professores e alunos, bem como é imprescindível a formação continuada dos professores, para que eles possam aperfeiçoar suas práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
BUDGEN, D. et al. Using mapping studies in software engineering. In: PSYCHOLOGY OF PROGRAMMING INTEREST GROUP WORKSHOP, 20., 2008, Lancaster. Papers. Lancaster: PPIG, 2008. p. 1-10. Disponível em: https://www.researchgate.net.2285. Acesso em: 12 jun. 2023.
DERMEVAL, D.; COELHO, J. A. P. M.; BITTENCOURT, I. Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. In: JAQUES, P. A.; SIQUEIRA, S.; BITTENCOURT, I.; PIMENTEL, M. (org.) Metodologia de pesquisa científica em Informática na Educação: abordagem quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020. Cap. 03. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 02). Disponível em: https://metodologia.ceie-br.org/livro-2. Acesso em: 13 jun. 2021.
DUKE, N. K.; WARD, A. E.; PEARSON, P. D. The science of reading comprehension instruction. The Reading Teacher, v. 74, n. 6, p. 663-672, 2021. Disponível em: https://ila.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/trtr.1993. Acesso em: 8 jan. 2023.
GAMBOA SERRANO, C. U. Metacognitive strategies for improving students' reading skills. Península, Mérida, v. 15, n. 2, p. 99-115, dez. 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-57662020000200099&lng=en nrm=isso. Acesso em: 13 set. 2023.
GIROTTO, C.; SOUZA, R. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreenderem o que leem. In: SOUZA, R. (org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 45-114.
GODOY, D. M. A.; VIANA, F. L. Conteúdos linguísticos como subsídio à formação de professores alfabetizadores: a experiência do Brasil e de Portugal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 245, p. 82-96, 2016. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/50066. Acesso em: 21 jan. 2023. DOI: 10.1590/S2176-6681/378714594.
ITURRA HERRERA, C.; DONOSO OSORIO, E.; FUENTES ROMAN, I. La práctica pedagógica en la fase antes de la lectura en clases de comprensión de textos en enseñanza media. Literatura y lingüística, Santiago, n. 40, p. 228-249, dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0716-58112019000200228&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 set. 2023.
KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele: Keele University, Department of Computer Science, 2004. 33 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228756057_Procedures_for_Performing_Systematic_Reviews. Acesso em: 20 jul. 2023.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering: version 2.3. Keele: Keele University. School of Computer Science and Mathematics. Software Engineering Group, 2007. 65 p. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu. Acesso em 20 jul. 2023.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1997.
KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LIMA, G. A.; FUJITA, M. S. L.; REDIGOLO, F. M. A importância do contexto para a indexação. Ponto de Acesso: Revista do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, Salvador, v. 15, n. 3, p. 283-302, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/47469/25920. Acesso em: 21 jan. 2023.
MOHER, D.; STEWART, L.; SHEKELLE, P. All in the family: systematic reviews, rapid reviews, scoping reviews, realist reviews, and more. Systematic Reviews, v. 4, n. 183, 2015. Doi: 10.1186/s13643-015-0163-7. Acesso em: 21 jan. 2023.
MOKHTARI, K.; DIMITROV, D.; REICHARD, C. Revising the metacognitive awareness of reading strategies inventory (MARSI) and testing for factorial invariance. Studies in Second Language Learning and Teaching, v. 8, n. 2, p. 219-246, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326152721_Revising_the_Metacognitive_Awareness_of_Reading_Strategies_Inventory_MARSI_and_testing_for_factorial_invariance. Acesso em: 5 jan. 2023.
MORENO, Teresa de Jesus Garcia. O conhecimento prévio e a referenciação na atividade de leitura. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/14515. Acesso em: 21 fev. 2023.
ONDE, Nsenga Luísa; GARCIA SIMÃO, S. O incentivo do gosto pela leitura em bibliotecas públicas: um subsídio para a Biblioteca Nacional de Angola. E-Ciencias de la Información, v. 10, n. 1, p. 65-86, 2020. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1659-41422020000100065&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 05 jan. 2023.
PETERSEN, K. et al. Systematic mapping studies in software engineering. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EVALUATION AND ASSESSMENT IN SOFTWARE ENGINEERING – EASE'08, 12., 2008, Italy. Proceedings… Italy: BCS Learning & Developmentjun. 2008. p. 68-77. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228350426. Acesso em: 12 jun. 2023.
RANDOLPH, J. A guide to writing the dissertation literature review. Practical Assessment Research, and Evaluation, v. 14, n. 13, 2009. Disponível em: https://scholarworks.umass.edu/pare/vol14/iss1/13. Acesso em: 15 jun. 2023.
TARTAROTTI, R. C. D.; FUJITA, M. S. L. A catalogação de assunto e a indexação em bibliotecas universitárias: um estudo comparativo com protocolo verbal. Scire, v. 23, n. 1, p. 57-66, 2017. Disponível em: https://ibersid.eu>ojs>scire>article>download. Acesso em: 23 jul. 2023.
VELIZ, V. M. B.; CHAVEZ, O. E. B.; PITA, Y. N. Incidencia de la comprensión lectora en las aptitudes investigativas de los estudiantes de educación superior. Educacion Medeica Superior, Ciudad de la Habana, v. 34, n. 4, e2520, dez. 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412020000400013&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 13 set. 2023.
VIANA, F. L.; CADIME, I.; SANTOS, S. O ensino explícito da compreensão da leitura: análise do impacto de um programa de intervenção. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, e227172, p. 1-30, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227172. Acesso em: 26 out. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angelina Quinalia Ramires, Mariângela Spotti Lopes Fujita, Fabiano Ferreira de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.