A handling of verses: the cordel in digital media in pandemic times
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p239-260Keywords:
Literature of twine, Digital media, PandemicAbstract
From leaflet to cyberspace, cordel literature has gained strength and space in different social media, especially in the current pandemic moment of the new coronavirus. The present study seeks to identify the motivation of the sergipana cordelista Claudia Emilly Silva Barreto to work in the digital environment, knowing her main digital marketing strategies, as well as analyzing how the use of digital media has influenced her work during the pandemic and the main difficulties that face in that context. The aim is to answer the question: How has the cordelist with the profile “A heap of verses” been doing in the context of the era of digital media in the current pandemic moment by Covid19? The methodology uses a qualitative approach, by case study, and the analyzes are made by Laurence Bardin's Content Analysis. The survey results point to a strong relationship in the use of digital media by the cordelista, motivated by the quarantine situation resulting from the pandemic installed in the country. His main social media is Instagram, where he searches and is found by other artists who wish to partner. Among the difficulties encountered in working in the digital environment is the lack of quality equipment for the production of its content, and the pandemic did not have a negative influence on their work.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, G. A. et al. Educação em saúde e prevenção ao novo coronavírus por meio da literatura de cordel. Asas da Palavra, v. 17, n. 2, jul./dez. 2020. Disponível em: http://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/article/view/2333. Acesso em: 12 dez. 2020.
ALCE. Carta das Nações Unidas em Cordel. 2019. Disponível em: http://bit.ly/govliteratura-de-cordel. Acesso em: 21 jan. 2021.
ALEX PRIMO. Afetividade e relacionamentos em tempos de isolamento social: intensificação do uso de mídias sociais para interação durante a pandemia [...]. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, SP, v. 21, n. 47, p. 176-198, 2020. Disponível em: Disponível em: https//doi.org/10.13037/ci.vol21n47.72.83. Acesso em: 15 jan. 2021.
ARAÚJO, J. B.; ZILBER, S. N. Que fatores levam as empresas a adotar mídias sociais em seus processos [...]. BBR, Braz. Bus. Rev. (Engl. ed., Online), Vitória, v. 13, n. 6, Art. 5, p. 270-303, nov./dez. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3aldrFU. Acesso em: 14 jan. 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASILEIRO, O. J.; SILVEIRA, R. C. Literatura e oralidade no cordel: identidade e memória cultural nordestina. Nau Literária: crítica e teoria de literatura, Porto Alegre, v. 09, n. 01 – Dossiê: Voz e Interculturalidade, jan./jun. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1981-4526.43381. Acesso em: 24 dez. 2020.
CARNEIRO, E. Os impactos nas redes sociais devido à pandemia. Ponto ISP, 13 maio 2020. Disponível em: https://bit.ly/3uUNmVS. Acesso em: 15 jan. 2021.
CORBÔ, P. A. B. Projeto #bibliotecaIndica: cordel do isolamento. Colégio Dom Pedro II, 2020. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/blog/humaita1/2020/09/10/projeto-bibliotecaindica-cordel-do-isolamento/#comment-551. Acesso em: 20 jan. 2021.
COSTA, G. Professora e alunos do Piauí criam cordel sobre desafios da educação na pandemia [...]. Disponível em: https://glo.bo/3e89BRn. Acesso em: 20 jan. 2021.
DAMACENO, T. W. A autoestima e as redes sociais na quarentena. 23 jun. 2020. Disponível em: https://spsicologos.com/2020/06/23/a/. Acesso em: 25 jan. 2021.
DESTRI, L. Uma trama de cordéis. Revista Pesquisa Fapesp. Edição 275, jan. 2019. Disponível em: http://bit.ly/fapespumatramadecordeis. Acesso em: 12 jan. 2021.
EISENHARDT, K. M. Construindo teorias a partir da pesquisa de estudo de caso. Academy of Management Journal, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.
FONSECA, M. G. C. Poesia de cordel no Facebook: as potencialidades do suporte no caso do cordel "Política x Amizade". RuMoRes, v. 10, n. 19, São Paulo, p. 138-157, jun. 2016.
FOSSÁ, M. I. T. Proposição de um constructo para análise da cultura de devoção nas empresas familiares e visionárias. 2003. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
FREITAS, L. L.; SOUZA, T, B. Literatura de cordel no fio da rede: o cibertexto poético [...] digital. Scripta Alummi - Uniandrade, Curitiba, Paraná, v. 23, n. 2, p. 158-177, jul./dez. 2020. Disponível em: http://bit.ly/uniandradebrrevistauniandrade. Acesso em: 15 jan. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
IBC COACHING. A influência das redes sociais na visibilidade das empresas e dos colaboradores. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3sr7ptB. Acesso em: 14 jan. 2021.
IUMATTI, P. T. Cordel e patrimônio. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 72, p. 221-224, abr. 2019. Disponível em: http://bit.ly/gtrcvop. Acesso em: 24 dez. 2020.
JARES, M. Resistência e Identidade Cultural na Literatura de Cordel. Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação – CELACC/ECA - USP (Curso de Mídia, Informação e Cultura), 2010. Disponível em: http://celacc.eca.usp.br/?q=pt-br/tcc_celacc/resistencia-identidade-cultural-literatura-cordel. Acesso em: 23 dez. 2020.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. Tradução: Susana Alexandria.
ed. São Paulo: Aleph, 2009. 428p.
LEVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIMA, S. T. O Fantástico como Denúncia do Real: uma Abordagem no Cordel nordestino. Revista Entrelaces, v. 8, n. 20, abr./jun. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53341. Acesso em: 24 dez. 2020.
LUIGI, R.; SENHORAS, E. M. O novo coronavírus e a importância das Organizações Internacionais. Nexo Jornal, 2020.
MAIA, D; XAVIER, K. Agente de saúde usa literatura de cordel para ensinar [...]. 2020. Disponível em: http://bit.ly/uolobrasildasvariaspandemias. Acesso em: 20 jan. 2021.
MARIANO, M. R. C. P.; SANTOS, F. A. O lugar do cordel no livro didático [...]. Interdisciplinar, São Cristóvão, v. 31, jan./jun., p. 59-72, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.47250/intrell.v31i1.11487. Acesso em: 24 dez. 2020.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári da estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010.
NASCIMENTO, J. B. D. DO; SANTOS, F. P. DOS. A Literatura de cordel como fonte de informação [...]. Folha de Rosto, v. 1, n. 1, p. 101-112, 21 jul. 2015. Disponível em: http://bit.ly/folhaderostoFontedeinformação. Acesso em: 24 dez. 2020.
ODRIOZOLA, M. Vício em redes sociais dispara na pandemia [...]. El País, 12 out. 2020. Disponível em: http://bit.ly/elpaisVícioemredessociais. Acesso em: 15 jan. 2021.
OECD. A Caminho da Era Digital no Brasil, OECD Publishing: Paris, 2020. Disonível em: https://doi.org/10.1787/45a84b29-pt. Acesso em: 25 jan. 2021.
OLIVEIRA, R. R. Mídias digitais: implicações sobre o processo democrático. Rev. Cadernos de Campo, Araraquara, n. 25, p. 229-244, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/11556/8135. Acesso em: 14 jan. 2021.
ONU BRASIL. Cordel da informação: COVID-19. 01 jun. 2020. Duração 1:21min. Youtube. Disponível em: http://bit.ly/cordeldainformacao. Acesso em: 21 jan. 2021.
PAZ, J. F.; BEZERRA JÚNIOR, W. B. Cordel: literatura que transforma [...]. Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem, v. 2 n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.29327/2.1373.2.2-16. Acesso em: 24 dez. 2020.
PEREIRA, R. M.; BORINI, F.; FISCHMANN, A. A. Estilo cognitivo e as dimensões do processo de estratégia em micro e pequenas empresas. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 3, 2017.
PLATT, J. Estudo de caso. In: OUTHWAITE, W. TURNER, S. The Sage Handbook of Social Science Methodology. London: Sage, 2007.
PORFÍRIO, F. Cultura de massa. Brasil Escola. Disponível em: http://bit.ly/uolculturademassa. Acesso em 30 de janeiro de 2021.
QUIRINO, J. Jessier Quirino — YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/user/jessierquirino/videos. Acesso em: 11 set. 2020.
REVISTA RAIZ. Cultura popular na pandemia. 2020. Disponível em: http://raiz.art.br/2020/08/13/cultura-popular-na-pandemia-2/. Acesso em: 14 jan. 2021.
REZENDE, A. A.; MARCELINO, J. A.; MIYAJI, M. A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de Covid-19. Revista Boca, ano II, vol. 2, n. 6, Boa Vista, 2020. Disponível em: http://bit.ly/iguvytf. Acesso em: 20 jan. 2021.
SEDUC PIAUÍ. Nosso cordel. Unidade Escolar Dom Joaquim Rufino do Rêgo. 29 p. Disponível em: http://bit.ly/nossocordel. Acesso em: 20 jan. 2021.
SESC CEARÁ. O coronavírus. 2020. Disponível em: http://bit.ly/ocoronavirus. Acesso em: 20 jan. 2021.
SHIOZAWA, I. P.; UCHIDA, R. R. Mídia social durante uma pandemia: ponte ou fardo? São Paulo Med. J., São Paulo, v. 138, n. 3, maio/jun. 2020. Epub 05 de junho de 2020. Versão on-line. Disponível em: http://bit.ly/midiasocielnapandemia. Acesso em: 19 jan. 2021.
SIQUEIRA, T. Instagram supera Facebook em número de interações pela primeira vez. TechTudo, 04 mar. 2020. Disponível em: http://bit.ly/mnfjenf. Acesso em: 15 jan. 2021.
SOUSA, J. R.; SANTOS, S. C. M. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 10, n. 2, p. 1396 - 1416, jul./dez. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3x4kkFi. Acesso em: 20 jan. 2021.
STAKE, R. O método de estudo de caso na investigação social. In: DENZIN, N. K.; YVONA, L. S. The American tradition in qualitative research. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2000. vol. II.
TRIGUEIRO, O. M. A espetacularização das culturas populares ou produtos culturais folkmidiáticos. In: Congresso Brasileiro de Folclore. Metodologia da pesquisa em folclore, preservação dos bens da cultura imaterial, 11., 2004, Goiânia. Anais [...] Goiânia: Editora Kelps, 2004. Disponível em: http://bit.ly/folkmidiaticos. Acesso em: 29 jan. 2021.
VALENTIM, M. L. P. (org.) Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2. ed. Marília: Fundape, 2007. 278p.
VERDÉLIO, A. OCDE apresenta relatórios sobre era digital e telecomunicações no país. 2020. Disponível em: http://bit.ly/relatorioeradigital. Acesso em: 15 jan. 2021.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.