Mediação da leitura e literatura na educação infantil para o desenvolvimento integral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p89-108Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Literatura infantil, Desenvolvimento integral, Base Nacional Comum Curricular - BNCCResumo
Apresenta pesquisa cujo objetivo consistiu em analisar a literatura infantil e sua mediação no desenvolvimento integral da criança, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos. Trata-se de pesquisa bibliográfica documental com abordagem qualitativa, a partir da busca na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) onde recuperou-se documentos pelos termos mediação da leitura e mediação da literatura para obter a conceituação e as práticas de mediação em bibliotecas e com análise documental do documento Base Nacional Comum Curricular para obter subsídios do que é a formação integral do sujeito. Observa-se que existem na literatura científica conceituações incipientes quanto a diferenciação entre mediação da leitura e mediação da literatura, contudo, elas são diferentes, pois enquanto a mediação da leitura envolve aspectos da alfabetização, mediação da literatura aborda práticas que relacionam ao conhecimento de mundo e lazer. No que tange às práticas realizadas em bibliotecas, podem ser adaptadas e embasadas nos objetivos da BNCC para o desenvolvimento integral para crianças de 0 a 5 anos, que são o foco deste estudo, a partir da literatura infantil e mediação da literatura. Por meio da literatura infantil e sua mediação em biblioteca escolar é possível iniciar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos. Com práticas alinhadas aos objetivos da BNCC, adaptando-se às atividades para a respectiva faixa etária, pode-se ter a formação de sujeitos críticos e capazes de se desenvolverem plenamente no âmbito educacional.
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