A Classificação Decimal Universal (CDU) na web semântica
análise do UDC Summary Linked Data
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i2p138-157Palavras-chave:
Classificação, Classificação Decimal Universal (CDU), UDC Summary Linked Data, Dados ligados, Web SemânticaResumo
Sendo o processo de classificação uma das principais atividades englobadas pela Ciência da Informação no que tange à organização da informação, o presente trabalho aborda os conceitos da disciplina de Classificação aplicados na Web Semântica, com foco nos princípios Linked Data, como forma de proporcionar ordem e padronização aos termos a serem usados na ligação de dados, por meio da iniciativa UDC Summary Linked Data. A partir de uma pesquisa exploratória, teórica e aplicada busca-se analisar a presença da iniciativa nas ferramentas de busca dos catálogos dos centros de informação, bem como os benefícios que a mesma proporciona às instituições. Para isso, foram investigados 26 Online Public Access Catalogs (OPACs) a fim de identificar a adoção do UDC Summary Linked Data. Foi possível averiguar que nenhum dos catálogos investigados faz aderência ao UDC Summary Linked Data, além da escassez de produções na literatura que discorram sobre a iniciativa. Levanta-se como possível propulsor à visibilidade do sumário em Linked Data a sua inserção no diagrama Linked Open Data Cloud. Entretanto, a restrição no número de notações que incorporam o UDC Summary Linked Data limita sua adoção, diminuindo a flexibilidade de uso por parte dos centros de informação. Considera-se que a partir da aplicação da iniciativa promove-se uma representação temática mais semântica da informação, beneficiando a descoberta e a visibilidade de diferentes fontes de informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2016/20665-5