Cultura, ideologia e hegemonia
Antonio Gramsci e o campo de estudos da informação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p5-24Palavras-chave:
Informação e Cultura, Informação e Ideologia, Hegemonia, GramsciResumo
As concepções epistemológicas críticas, constituídas historicamente em diálogo com as ciências históricas, sociais e humanas, colocaram em questão os referenciais fisicista, biológico e cognitivista adotados pelas primeiras teorias da informação, atraindo para o centro do debate teórico e metodológico a dimensão social do objeto informacional, tal como a sua manifestação no terreno da cultura. Ao ressaltar o caráter eminentemente social – material e simbólico, técnico e semiológico- da informação e os processos históricos que regulam as ações informacionais em seus contextos, a cultura pode ser considerada, a partir dessa compreensão, como premissa para a própria fundamentação do polissêmico conceito de informação. Este artigo busca apresentar contribuições que a rede categorial que compõe o pensamento do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci, especialmente a relação entre cultura, ideologia e hegemonia, traz para este debate.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.