Apropriação da filosofia de Deleuze na Ciência da informação: um estudo quantitativo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p69-91Palavras-chave:
Ciência da Informação, Deleuze, Filosofia, Métricas, InstitucionalizaçãoResumo
Caracteriza-se a apropriação da Filosofia deleuziana na Ciência da Informação (CI), por meio de revisão de literatura e tratamento métrico de artigos coletados na base de dados (Brapci) e Library and Information Science Abstract (LISA). Parte-se da oposição entre “escola” e “movimento” a fim de identificar por qual das duas vias a Ciência da Informação (CI) se apropria da Filosofia de Deleuze. Para tanto, a CI é descrita no contexto das Ciências Sociais e por suas relações inter e transdisciplinares com outros saberes, destacando seu laço com a Filosofia. Os resultados revelam o início de uma conexão que se torna mais comum na última década. Conclui-se que a apropriação que a CI faz da filosofia de Deleuze é orientada pela ideia de “movimento”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.