Documentar as Artes. Entre dois Pólos: um Arquivo de Objetos e Papeis e um Arquivo Nativo digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i2p4-22Palavras-chave:
Arquivos Digitais, Arquivos de Arte Visual, Práticas de Arte Contemporânea, Arte Italiana, Arte não realizada, ProjetosResumo
Através dessa contribuição, pretende-se enfrentar um âmbito bastante articulado e vasto como o dos arquivos, objetos de amplo debate, através de dois estudos de caso diferentes por história e natureza, o Centro Studi e Archivio della Comunicazione da Universidade de Parma – CSAC – e o MoRE, Museum of Refused and Unrealised Art Projects – http://www.moremuseum.org/omeka/. Dois arquivos dedicados à pesquisa artística e projetual contemporânea, no primeiro caso italiana, a partir das primeiras décadas de 1900, o segundo internacional e italiana, da segunda metade de 1900 e contemporânea. Os dois arquivos estão relacionados por um objetivo comum: a necessidade de conjugar a pesquisa sobre a contemporaneidade através da coleta e arquivamento de documentos do fazer artístico.
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