Confusa e irritante multidão de livros: relações entre o contexto histórico-informacional da Europa Moderna e a estrutura documentária de Bibliotheca Universalis, de Conrad Gesner
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7iespp224-241Palavras-chave:
Bibliografia, Bibliotheca Universalis (1545), Conrad Gesner (1516-1565), Gesto bibliográfico, Imprensa, Pandectae (1548-1549)Resumo
A Imprensa teve como um dos seus mais significativos impactos a vasta, intensa e acelerada produção de bibliografias, como meios de registro, organização, seleção, disponibilização e mediação de documentos. Entre as inúmeras conseqüências da Imprensa está a necessidade de se operar a chamada explosão informacional - fenômeno investigado, do ponto de vista histórico-cultural, por autores como Peter Burke e Ann Blair. A partir desta paisagem, o artigo busca estabelecer relações entre o contexto histórico-informacional da Europa Moderna e Bibliotheca Universalis, de Conrad Gesner (Séc. XVI). Bibliotheca arrola aspectos da cultura manuscrita e impressa e traz implicitamente uma profunda reflexão descritiva e semântica sobre os documentos e os saberes, conforme se evidencia nos estudos de Alfredo Serrai e Fiammetta Sabba. O “gesto bibliográfico” gesneriano é mais do que uma resposta a confusa et noxia illa librorum multitude (“confusa e irritante multidão de livros”, que hoje nos remete ao sentido da denominada information overload): é a força que arquiteta a própria Bibliografia enquanto disciplina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.