Contribuições da Fundação Ford à formação e consolidação de campos científicos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i2p93-117Palavras-chave:
cooperação internacional, fomento, filantropia científica.Resumo
No cenário da cooperação internacional a Fundação Ford se destaca, pois a partir do final da Segunda Guerra Mundial, assumiu uma posição de liderança em relação a outras agências de fomento, pois possui um volume substancial de recursos, o que lhe permite atuar em várias partes do mundo fomentando ações para produção e divulgação do conhecimento. Assim, o objetivo do artigo é examinar as contribuições da Fundação Ford na formação ou consolidação de campos científicos no Brasil. Para analisar como o apoio institucional e financeiro da fundação foi relevante para alguns campos científicos, recolheu-se um conjunto de dados que permitiu avaliar e conhecer os impactos do fomento nas comunidades científicas. Para a coleta dos dados empíricos procedeu-se inicialmente a uma pesquisa bibliográfica, por meio de consultas a catálogos de bibliotecas e base de dados nacionais e internacionais. A partir daí, coletou-se e organizou-se os dados a partir de fontes primárias como os relatórios anuais da fundação e fontes secundárias como base de dados de doações Grants Database. Conclui-se que não há evidências para se afirmar que o financiamento da Fundação Ford foi ou é imprescindível ao desenvolvimento científico do Brasil, mas de alguma forma ela desempenhou um papel fundamental na construção e apoio a comunidades de pesquisadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.