A importância de Julius Kaiser para a Organização do Conhecimento: um estudo comparativo com as perspectivas de Cutter, Otlet e Ranganathan
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i1p43-65Palavras-chave:
Organização do conhecimento, Indexação, Método analítico-sintético, Julius Kaiser, Cutter, Otlet, RanganathanResumo
A indexação sistemática elaborada por Julius Kaiser em princípios do século XX, embora não tenha alcançado merecido destaque nos cursos e na literatura de Biblioteconomia e Ciência da Informação, ao definir a análise e a síntese de assuntos especializados com base no princípio de categorização, fincou bases fundamentais para o quadro teórico e metodológico da organização do conhecimento. O presente artigo, por meio de em exercício reflexivo, cotejou a forma de organização do conhecimento elaborada por Kaiser com princípios e métodos desenvolvidos por alguns de seus contemporâneos, como Cutter, Otlet e Ranganathan. Revelaram-se interlocuções teóricas e metodológicas que fundamentalmente colocam Kaiser no rol dos desenvolvedores centrais do campo epistemológico da organização do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.