Construindo mundos: gênero e museologia em debate
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2024.212121Palavras-chave:
Arte, Gênero, Museologia, Mulheres artistasResumo
O presente artigo refletirá sobre como a prática museológica foi e é afetada pela multiplicação de estudos que contemplam questões de gênero. Tendo como conceito-chave pensamentos concretizados, de Hilde Hein, pretendo afirmar os museus como correlatos das transformações sociais, respondendo às demandas que trazem as novas ideias. Além disso, desenvolvo como um dos propósitos da mencionada instituição a “criação de novos mundos”, partindo do worldmaking de Nelson Goodman.
Downloads
Referências
ANTELO, Raúl. Maria com Marcel: Duchamp nos trópicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
CABANILLAS, África; SERRANO DE HARO, Amparo. Orgullo y Prejuicios: En Torno al Arte de las Mujeres. Madrid: Tres Hermanas, 2022.
CALLADO, Ana A. Maria Martins, uma biografia. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004.
CHIARELLI, Tadeu. Mulheres Artistas: as Pioneiras 1880-1930. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2015.
CORREA JR, Fausto Douglas. A Cinemateca Brasileira: das luzes aos anos de chumbo. Editora Unesp, 2010.
DICKIE, George. Art and Value. Oxford: Wiley-Blackwell, 2003.
DUNCAN, Carol; WALLACH, Alan. “MOMA: Ordeal and Triumph of Fifty-third Street”. Marxist Perspectives I, no. 4 (winter 1978); 28-51.
ESQUIVIAS, Beatriz B.; MUÑOZ, Jonatan J.; RAMIREZ, Sergio R. Las mujeres y las artes: mecenas, artistas, empreendedoras, colecionistas. Madrid: Abada Editores, 2021.
FIDUCCIA, Joanna. “Diplomacia em Bronze”. In: RJEILLE, Isabella (org.). Maria Martins, Desejo Imaginante. São Paulo: MASP, 2021. pp.117-127.
FIGUEIREDO, Ângela. Carta de uma ex-mulata à Judith Butler. Revista Periódicus, v. 1, n. 3, p. 152-169, 2015.
GOODMAN, Nelson. Ways of worldmaking. Indiana: Hackett Publishing, 1978.
GOULD, C.; COHEN, Robert S. (Ed.). Artifacts, representations and social practice: essays for Marx Wartofsky. Berlin: Springer Science & Business Media, 2012.
HEIN, Hilde S. The museum in transition: A philosophical perspective. Washington: Smithsonian Institution, 2000.
HEIN, Hilde. “El papel de la estética feminista en el feminismo (1990)”, trad. Gabriela Huerta-Tamayo. In Hilde Hein, estética y feminismo: 2 artículos. Ciudad de México: Ediciones Corte y Confección, julio de 2020. (Fuente en inglés: “The Role of Feminist Aesthetics in Feminist Theory”, en The Journal of Aesthetics and Art Criticism, Vol. 48, No 4, Feminism and Traditional Aesthetics (Autumn, 1990), pp. 281-291. www.jstor.org/stable/431566.
MESQUITA, André; PEDROSA, Adriano. Arte e ativismo. São Paulo: Afterall, 2021.
MORRILL, Rebecca (Ed.). Grandes mujeres artistas. Phaidon Press Inc., Nueva York, 2019.
PEDROSA, Mário. “Maria, a escultora”. In: Aracy Amaral (org), Mário Pedrosa – Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981.
RJEILLE, Isabella (org.). Maria Martins, desejo imaginante. São Paulo: MASP, 2021.
RJEILLE, Isabella. Feminist Histories: From the Streets to the Museum. Latin American and Latinx Visual Culture, v. 5, n. 2, p. 92-107, 2023.
SCOTT, Joan W. El género: una categoría útil para el análisis histórico. El género: una categoría útil para el análisis histórico, p. 251-290, 2015.
WARTOFSKY, Marx W. Models: Representation and the scientific understanding. Springer Science & Business Media, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marina Belisario
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.