Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p13-30Palavras-chave:
Educação em Geociências, Educação ambiental, Ensino de ciências, Formação de professores, Trabalhos de campo, ConstrutivismoResumo
Este trabalho pretende fomentar a idéia de que a Geologia/Geociências é importantíssima para o desenvolvimento cognitivo das crianças da escola elementar (5ª a 8ª séries) e, conjuntamente com os trabalhos de campo, cumprem papel distinto da Física, da Química e da Biologia neste nível escolar. Uma das especificidades é a atividade de campo que, sob enfoque da interdisciplinaridade, pode favorecer a construção de uma visão mais integrada e abrangente das questões sócioambientais ao propiciar: a inter-relação entre ambiente, Geologia e sociedade; a inter-relação de campos de conhecimentos específicos; a integração e organização pedagógica da própria disciplina ou curso. Somado a isso, discuto que o tratamento dos temas sócio-ambientais com uma postura interdisciplinar, a formação de professores reflexivos e o construtivismo são pilares fundamentais para a formação de sujeitos autônomos e críticos, com um critério moral e ético próprio, e capazes de contribuir para enfrentar problemas apresentados hoje pela humanidade decorrentes da globalização, domínio tecnológico e crise sócioambiental. Essas idéias, e a necessidade de torná-las operacionais para um processo de formação docente, conduzem à discussão das concepções de natureza e de educação que envolvam: novas atitudes e valores frente às relações seres humanos- Terra; Geologia como Ciência histórica, interpretativa e abrangente da natureza; revitalização dos trabalhos de campo; o exercício da interdisciplinaridade. Como também, conduzem à discussão do papel da formação de professores como profissionais críticos, cuja função principal talvez seja desenvolver na escola uma concepção de investigação de professores e alunos, favorecendo a autonomia, o respeito à diversidade, a cooperação e a ação transformadora por uma sociedade mais justa e mais integrada com a natureza.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2005-09-01
Edição
Seção
nao definida
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores . (2005). Geologia USP. Publicação Especial, 3, 13-30. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v3i0p13-30