Disciplina de inspeção sanitária: alteração de cronograma e avaliação de graduandos em medicina veterinária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p119-123Palabras clave:
Inspeção Sanitária, Avaliação, Desempenho, GraduaçãoResumen
A disciplina de Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal (ISPOA) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo passou por várias transformações ao longo do tempo devido aos avanços tecnológicos e científicos. O cronograma da disciplina de ISPOA foi reformulado em blocos de conteúdos estreitamente correlatos ou em blocos em que os assuntos não se relacionavam. Houve a aplicação de uma nova metodologia de avaliação de aprendizagem que ocorreu ao fim de cada bloco de conteúdo através de prova teste múltipla escolha (PTME). A amostra deste estudo foi formada por 168 alunos do 9º semestre de medicina veterinária entre os anos 2017 e 2018. Foram utilizadas análise estatística descritiva e multivariada (teste t) dos dados. Os resultados demonstraram que houve aumento das notas entre os anos de 2017 e 2018. O resultado do teste t foi de t = 1,12-24, ou seja, p < 0,05 evidenciando que ocorreu diferença estatística entre as médias das notas entre os alunos de 2017 e 2018. Conclui-se que a organização da disciplina de ISPOA e a aplicação das PTME após os blocos de conteúdo aumentaram o desempenho dos alunos.
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Referencias
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