O ensino de imunologia na graduação de medicina veterinária

Autores/as

  • Catia Helena de Almeida Lima Massari Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Programa de Pós-Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.
  • Luciana Silveira Flôres Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Programa de Pós-Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.
  • João Marcos Leite Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Programa de Pós-Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.
  • Anaelise de Oliveira Macedo Turquetti Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Programa de Pós-Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.
  • Maria Angélica Miglino Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Departamento de Cirurgia.
  • José Roberto Kfoury Júnior Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Departamento de Cirurgia.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p111-118

Palabras clave:

Ensino Superior, Educação Médica Veterinária, Metodologias Ativas, Imunologia

Resumen

A disciplina de Imunologia Aplicada à Medicina Veterinária objetiva estudar os componentes celulares e moleculares do sistema imunológico dos animais domésticos e silvestres, bem como os mecanismos de resposta imune. Na maioria dos cursos, sua prática pedagógica ainda é abordada através da tradicional aula expositiva sob um paradigma de ataque-defesa do organismo, embora alguns cursos já estejam incorporando uma visão mais contemporânea cujo enfoque está no entendimento do sistema imune como um aparelho de reconhecimento, com diferentes consequências para os organismos como: tolerância, imunidade, hipersensibilidade e autoimunidade. Nesse sentido, é importante enfatizar a noção de que o sistema imunológico é parte de um amplo programa de manutenção de equilíbrio do organismo e, quando esse sistema está comprometido, disfunções podem surgir. Além disso, vale ressaltar a grande interação entre seus componentes com outros sistemas, especialmente o sistema neuroendócrino, além da complexa rede de regulação que os controla. Por esse ponto de vista, as metodologias ativas de ensino e aprendizagem, com ênfase em uma aprendizagem baseada em problemas, objetivam a melhoria das aulas expositivas de Imunologia. No curso de graduação em Medicina Veterinária, uma tendência é o ensino multimodal em que o aluno aprende por meio de ferramentas variadas, incrementando assim o desempenho acadêmico. Portanto, sugere-se que as metodologias inovadoras para ensino-aprendizagem sobre o sistema imunológico sejam encorajadas dentro das instituições de Ensino Superior.

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Publicado

2020-07-23

Número

Sección

Relatos

Cómo citar

MASSARI, Catia Helena de Almeida Lima; FLÔRES, Luciana Silveira; SANTOS, João Marcos Leite; TURQUETTI, Anaelise de Oliveira Macedo; MIGLINO, Maria Angélica; JÚNIOR, José Roberto Kfoury. O ensino de imunologia na graduação de medicina veterinária. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, p. 111–118, 2020. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v4i1p111-118. Disponível em: https://journals.usp.br/gradmais/article/view/150316.. Acesso em: 3 nov. 2024.