Como os saberes da neurociência da aprendizagem podem contribuir com o ensino da graduação e com as escolhas pedagógicas docentes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p45-56

Palavras-chave:

Memória, Ensino-aprendizagem, Inovação Pedagógica, Fisiologia Humana, Cérebro

Resumo

No Brasil, o ensino universitário é, de modo geral, responsabilidade de professores dos quais é exigida formação em nível de pós-graduação, geralmente mestrado e doutorado, em áreas específicas, conforme a disciplina ministrada. Muito raramente, existe uma preocupação com a formação pedagógica docente nos cursos stricto sensu – quando há, ela não costuma incluir conceitos de neurociência da aprendizagem. Na verdade, a neurociência tem uma presença limitada mesmo na formação inicial de professores que cursam graduação em licenciaturas. Por outro lado, é evidente que o entendimento de como o cérebro aprende, e dos fatores que podem influenciar este aprendizado é crucial para a atuação dos professores. Neste artigo, apresentamos reflexões sobre essa temática e compartilhamos nossas experiências no ensino de Fisiologia Humana, as quais confirmam a potencial contribuição da neurociência da aprendizagem na atualização e nas escolhas pedagógicas dos docentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALTERMANN, C., GONÇALVES, R., LARA, M. V., NEVES, B. S., & MELLO-CARPES, P. B. "Observing and understanding arterial and venous circulation differences in a physiology laboratory activity". Advances in Physiology Education, vol. 39, n. 4, 2015, pp. 405-410.

ALTERMANN, C., GARCIA, A., & MELLO-CARPES, P. B. "Apresentação de resultados de pesquisa científica como estratégia para aumentar o interesse dos alunos em fisiologia". Revista de Ensino de Bioquímica, vol. 14, n. 1, 2016, pp. 89-98.

ALTERMANN, C., NEVES, B. S., & MELLO-CARPES, P. B."The inclusion of undergraduate students in physiology outreach activities improves their physiology learning and understanding skills". Advances in Physiology Education, vol. 40, n. 4, 2016, pp. 529–532.

ALVES, N., CARRAZONI, G. S., SOARES, C. B., ROSA, A. C. S. D., SOARES, N. M., & MELLO-CARPES, P. B. "Relating human physiology content to COVID-19: a strategy to keep students in touch with physiology in times of social distance due to pandemic". Advances in Physiology Education, vol. 45, n. 1, 2021, pp. 129–133.

BALLARINI, F., MARTÍNEZ, M. C., DÍAZ PEREZ, M., MONCADA, D., & VIOLA, H. "Memory in Elementary School Children Is Improved by an Unrelated Novel Experience". PLoS ONE, vol. 8, n. 6, 2013, pp. e66875.

BORGES, S., & MELLO-CARPES, P. B. "Physiology applied to everyday: the practice of professional contextualization of physiology concepts as a way of facilitating learning". Advances in Physiology Education, vol. 38, n. 1, 2014, pp. 93-95.

BORGES, S., & MELLO-CARPES, P. B. "Undergraduate students as promoters of science dissemination: a strategy to increase students' interest in physiology". Advances in Physiology Education, vol. 39, n. 2, 2015, pp. 133–136.

CARRAZONI, G. S., CHAVES, A. D., SILVA, L. G. A., ROCHA, C. F. K. da, & MELLO-CARPES, P. B. "The Synaptic Board Game Improves Health Sciences Students’ Learning on Synaptic Transmission". Simulation & Gaming, vol. 54, n. 5, 2023, pp. 477–488.

CARRAZONI, G. S., CHAVES, A. D., ROCHA, C. F. K. da, & MELLO-CARPES, P. B. "A 3-D-printed synaptic puzzle contributes to students' synaptic transmission comprehension". Advances in Physiology Education, vol. 47, n. 2, 2023, pp. 307–317.

CHANG, Z., SCHWARTZ, M. S., HINESLEY, V., & DUBINSKY, J. M. "Neuroscience Concepts Changed Teachers’ Views of Pedagogy and Students". Frontiers in Psychology, vol. 12, 2021, pp. 1-19.

CHAVES, A. D., PIGOZZO, D. F., ROCHA, C. F. K. da, & MELLO-CARPES, P. B. "Synaptic board: an educational game to help the synaptic physiology teaching-learning process". Advances in Physiology Education, vol. 44, n. 1, 2020, pp. 50–59.

COSENZA, R., & GUERRA, L. B. Neurociência e Educação: Como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DUBINSKY, J. M., GUZEY, S. S., SCHWARTZ, M. S., ROEHRIG, G., MACNABB, C., SCHMIED, A., HINESLEY, V., HOELSCHER, M., MICHLIN, M., SCHMITT, L., ELLINGSON, C., CHANG, Z., & COOPER, J.L. "Contributions of Neuroscience Knowledge to Teachers and Their Practice". Neuroscientist, vol. 25, n. 5, 2019, pp. 394–407.

EKUNI, R., & POMPEIA, S. "Prática de lembrar: a quais fatores os educadores devem se atentar?" Psicologia Escolar e Educacional, vol. 24, 2020, pp. 1-10.

GOLDSTEIN, M. "The Decade of the Brain". Neurology, vol. 40, n. 2, 1990, pp. 321.

GROSSI, M. G. R., LOPES, A. M., & COUTO, P.A. "A Neurociência na Formação de Professores: Um Estudo da Realidade Brasileira". Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, vol. 23, n. 41, 2014, pp. 27-40.

GROSSI, M. G. R., OLIVEIRA, E. S., & AGUIAR, F. A. de. "A neurociência na formação inicial de professores: uma investigação científica". Ensino em Re-Vista, vol. 26, n.3, 2019, pp. 871–895.

HOWARD-JONES, P., CUNNINGTON, R., D’ANGIULLI, A., PRADO, J., & REIGOSA-CRESPO, V. The neuroscience of learning and the global learning crisis. IBE Infocus. Paris: UNESCO Publishing. 2017.

HOWARD-JONES, P., JAY, T., & GALEANO, L. "Professional Development on the Science of Learning and teachers’ Performative Thinking—A Pilot Study". Mind, Brain, Education, vol. 14, n. 3, 2020, pp. 267–278.

IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MACHADO, R. S., OLIVEIRA, I., FERREIRA, I., DAS NEVES, B. S., & MELLO-CARPES, P. B. "The membrane potential puzzle: a new educational game to use in physiology teaching". Advances in Physiology Education, vol. 42, n. 1, 2018, pp. 79–83.

MAROPE, P. T. M. "Brain science, education, and learning: Making connection". Prospects, vol. 46, 2016, pp. 187–190.

MARTINS, A., & MELLO-CARPES, P. B. "A proposal for undergraduate students' inclusion in brain awareness week: promoting interest in curricular neuroscience components". Journal of Undergraduate Neuroscience Education, vol. 13, n. 1,2014, pp. A41–A44.

MASETTO, M. T., & GAETA, C. "Os desafios para a formação de professores do Ensino Superior". Revista Triângulo, vol. 8, n. 2, 2016, pp. 4-13.

NEVES, B. S., ALTERMANN, C., GONÇALVES, R., LARA, M. V., & MELLO-CARPES, P. B."Home-based vs. laboratory-based practical activities in the learning of human physiology: the perception of students." Advances in Physiology Education, vol. 41, n. 1, 2017, pp. 89–93.

NEVES, B. H., MACHADO, R. S., SOARES, C. B., & MELLO-CARPES, P. B. "Uso de jogos educacionais para explicar conceitos complexos relacionados à fisiologia humana". Revista de Ensino de Bioquímica, vol. 17, n. 2, 2019, pp. 41-51.

NEVES, B., OLIVEIRA, I., NAUMANN, M., & MELLO-CARPES, P. "Ensinando ciências básicas através de casos clínicos: Percepção dos estudantes de Fisiologia sobre o uso deste método". Revista de Ensino de Bioquímica, vol. 17, n. Esp., 2019, pp. 13 - 25.

OLIVEIRA, G. A. DE, FERREIRA, M. B. C., NUNES, L. N., & RIBEIRO, M. F. M. "Pedagogical training profile of basic health sciences faculty in biomedical and related fields at Brazilian public and private higher education institutions". Advances in Physiology Education. vol. 43, n. 2, 2018, pp. 180–190.

OLIVEIRA, G. A. DE, & RIBEIRO, M. F. M. "Formação Para a Docência na Pós-Graduação em Ciências Biológicas e aa Saúde: Uma Autoavaliação". Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 36, 2020, pp. 1–43.

PEREIRA, N. F. F., & VITORINI, R. A. DA S. "Curricularização da extensão: desafio da Educação Superior". Interfaces - Revista De Extensão Da UFMG, vol. 7, n. 1, 2019, pp. 19-29.

RAMIRES LIMA, K., DE SOUZA DA ROSA, A. C., SEVERO PICUA, S., SOUZA E SILVA, S., MARKS SOARES, N., & BILLIG MELLO-CARPES, P. "One single physical exercise session improves memory persistence by hippocampal activation of D1 dopamine receptors and PKA signaling in rats". Brain Research, vol., 1762, 2021, 147439.

RAMIREZ BUTAVAND, D., HIRSCH, I., TOMAIUOLO, M., MONCADA, D., VIOLA, H., & BALLARINI, F., "Novelty Improves the Formation and Persistence of Memory in a Naturalistic School Scenario". Frontiers in Psychology, vol. 11, 2020, pp. 1-7.

SOSA, P. M., GONÇALVES, R., CARPES, F. P., & MELLO-CARPES, P. B. "Active memory reactivation previous to the introduction of a new related content improves students' learning". Advances in Physiology Education, vol. 42, n. 1, 2018, n. 75–78.

SOUZA, M. M. ., ARCE, J. P. S., VARGAS, L. DA S. DE., & MELLO-CARPES, P. B. "Importância da popularização da neurociência: o caso do zika vírus e da microcefalia". Revista Em Extensão, vol. 16, n. 2, 2018, pp. 227–241.

TADIELO, A. L. T., SOSA, P .M., & MELLO-CARPES, P. B. "Physiology faculty and student contributions to school teacher training in neuroscience: innovations during the COVID-19 pandemic". Advances in Physiology Education, vol. 46, n. 4, 2022, pp. 606–614.

TAMURA, A., MURAYAMA, K., ISHII, R., SAKAKI, M., & TANAKA, A. "The effect of low-intensity exercise on emotional and cognitive engagement in the classroom". NPJ Science of Learning, vol. 7, n. 1, 2022 9. 2022, pp. 1-7.

TOVAR-MOLL, F. & LENT, R. "The Various Forms of Neuroplasticity: Biological Bases of Learning and Teaching". Prospects, v. 46, 2016, pp. 199-213.

VARGAS, L. S., LARA, M. V. S., GONÇALVES, R., NEVES, B. S., MELLO-CARPES, P. B. "The use of Facebook as a tool to increase the interest of undergraduate students in physiology in an interdisciplinary way". Advances in Physiology Education, vol. 38, n. 3, 2014, pp. 273–276.

VARGAS, L.S., LIMA, K.R., RAMBORGER, B.P., ROEHRS, R., IZQUIERDO, I., MELLO-CARPES, P.B. "Catecholaminergic hippocampal activation is necessary for object recognition memory persistence induced by one-single physical exercise session". Behavioral Brain Research, vol. 379, n., 2020, pp. 1-8.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELLO-CARPES, Pâmela Billig; TADIELO, Ana Luiza Trombini; CRESPO, Bruna Trein; LIMA, Karine Ramires. Como os saberes da neurociência da aprendizagem podem contribuir com o ensino da graduação e com as escolhas pedagógicas docentes?. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 45–56, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v8i1p45-56. Disponível em: https://journals.usp.br/gradmais/article/view/216566.. Acesso em: 21 nov. 2024.