Implementação de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Biologia Molecular
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p67-73Palavras-chave:
aplicabilidade de conceitos, atividade interativa, inovação, metodologias ativas de ensino, plataformas digitaisResumo
Considerando as dificuldades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de biologia molecular, metodologias ativas podem ser utilizadas a fim de garantir sua maior efetividade. Estudos anteriores demonstraram que essas ferramentas são capazes de melhorar o desempenho dos alunos nas mais diversas áreas, uma vez que tornam o aluno protagonista do próprio processo de aprendizagem. Neste sentido, objetivando melhorar o desempenho dos alunos na disciplina ZMV1482: Biologia Molecular, uma atividade complementar alternativa baseada em recursos tecnológicos foi proposta. A atividade consistiu no desenvolvimento de vídeos curtos em plataformas digitais, envolvendo o conteúdo abordado na aula anterior e sua aplicação. A apresentação era realizada por 3 a 4 alunos a cada semana e seguida por uma discussão sobre o tema. Os resultados obtidos com a proposta foram significativos, sendo observada uma nota média na atividade complementar de 7,9 2,80, a qual impactou a nota final da disciplina, na qual a média foi de 7,1 1,45. Ademais, após o término do conteúdo da disciplina, foi realizada uma pesquisa de opinião por meio de questionário eletrônico, respondido por 56,5% dos alunos matriculados. O resultado demonstrou que os alunos foram capazes de aprender de forma significativa com a metodologia adotada, além de sugerir que o método foi mais efetivo quando comparado aos formatos comuns de atividade complementar, como seminários. Estes achados corroboram com o fato de que metodologias ativas e inovadoras devem ser encorajadas dentro da área de biologia molecular, visando melhorar a compreensão de conceitos ao longo do curso.
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