Mundaréu: um podcast de Antropologia como uma ferramenta polivalente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.172390Palavras-chave:
Podcast, Antropologia, Divulgação científicaResumo
Este artigo trata de caracterizar o processo de criação do Mundaréu, um dos primeiros podcasts de Antropologia lançados no país. Ele é produzido em parceria entre o Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (LABJOR) na Universidade Estadual de Campinas e o Departamento de Antropologia na Universidade de Brasília. O artigo discute o que é podcast, podcasting, podosfera, podcasts como divulgação científica, e o formato de podcasting em Antropologia para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apresenta e reflete sobre as etapas de produção do Mundaréu e seu processo de criação no último biênio.
Downloads
Referências
Aguiar, Lisiane Machado e Luan Correia Cunha Santos. 2018. Podcast antropofágico: uma proposta metodológica para produções sonoras em comunicação. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, pp. 1-388–416.
Charon, Rita. 2006. Narrative medicine: Honoring the stories of illness. New York: Oxford University Press.
Fleischer, Soraya. 2018. Por mais experimentos de escrita antropológica. Resenha do livro Crumpled Paper Boat: Experiments in Ethnographic Writing, de Anand Pandian e Stuart McLean (orgs.). Revista de Antropologia 61(2), pp. 208-213.
Fleischer, Soraya. Professoras usam o podcast para divulgar a Antropologia. Entrevista. https://dissertacaosobredc.blogspot.com/2020/06/entrevista-professores-usam-o-podcast.html (acessado 06/2020).
Fleischer, Soraya e Daniela Manica. Ativando a escuta em tempos pandêmicos. Boletim da Anpocs “Ciências sociais e o Coronavírus”. http://anpocs.org/index.php/publicacoes-sp-2056165036/boletim-cientistas-sociais/2409-boletim-cientistas-sociais-n-78 (acessado em 07/07/2020).
Foschini, Ana Carmen e Roberto Romano Tadde. 2006. Coleção Conquiste a rede. Blog.
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar. 2013. Podpesquisa: análise educativa de uma pesquisa sobre podcasts. Poiésis. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação,7(11), pp. 149-167
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar. 2015. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma Perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação, 20(63), pp. 1033-1056
Guerrero, Boris Quintana, Carolina Parra Duque e Johanna Paola Riaño Peña. 2017. El podcast como herramienta para la innovación en espacios de comunicación universitarios. Anagramas-Rumbos y sentidos de la comunicación-, v. 15, n. 30, pp. 81-100.
Günther, Luisa. 2013. Experiências (des)compartilhadas: arte contemporânea e seus registros. 402 f., il. Tese de Doutorado em Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília.
Haraway, Donna. 2016. Staying with the trouble: making kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press.
Howell, Signe. 2010. Norwegian Academic Anthropologists in Public Spaces. Special issue “Engaged Anthropology: Diversity and Dilemmas”. Current Anthropology 51(S2), pp. S269-S277.
Kwok, Roberta. 2019. Listen up. Nature 565, pp. 387-389.
Lenharo, Isadora e Lopes Cristovão. 2016. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educação em Revista, v. 32, n. 01, pp. 307-335.
Luiz, Lucio (org). 2014. Reflexões sobre o podcast. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora.
Manica, Daniela, Regina Goldenberg e Karina Asensi. 2018. CeSaM, as células do sangue menstrual: gênero, tecnociência e terapia celular. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, UERJ, v. 20. p. 93-113.
Mundaréu. Produção de Daniela Manica e Soraya Fleischer. Podcast. <https://mundareu.labjor.unicamp.br/>.
Otero, Teresa Piñeiro e David Caldevilla Domínguez. 2011. Podcasting didáctico. Una aproximación a su uso en el ámbito de la universidad española. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, v. 12, n. 2, pp. 14-30.
Primo, Alex. 2006. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: XIXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação; 2006, Brasília. Anais.
Sanjek, Roger. 2015. Conclusion. ____ (org.). Mutuality. Anthropology’s changing terms of engagement. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.
Vicente, Eduardo. 2018. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. Emergências Periféricas em Práticas Midiáticas, pp. 87-107
Antropólis. https://anchor.fm/antropolis
Antropologia e pandemia. https://podcasts.apple.com/br/podcast/ifch-unicamp/id1515018287
AntropoLógicas. http://www.ufpe.br/ppga/noticias/
Benzina. https://open.spotify.com/show/0eYpoEXySk4pSUvGLinjxn
Cientistas sociais e o coronavírus. https://anchor.fm/cienciassociaisecorona/episodes/Cincias-Sociais-e-Coronavirus---Profissionais-de-sade-ecpqsn
Conversas da Kata. https://open.spotify.com/show/4tE4GKroc70uE8wkdEsNjK
Conversas In(convenientes). https://anchor.fm/podcast-conversas-inconvenientes
Mundaréu. https://mundareu.labjor.unicamp.br/
Observantropologia. https://www.facebook.com/observantropologia/
Poéticas sociais. https://open.spotify.com/show/5vhBPyoPu6VvHRCWYuUKlX
Selvagerias. https://selvageriaspodcast.org/
Terebentina. https://open.spotify.com/show/1juwqYHivikTthCLpXxyR8
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Soraya Fleischer, Julia Couto Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.