Perception of practical, aesthetic and symbolic elements of cars: an analysis based on the user's personal repertoire

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v19i2.216450

Keywords:

Emotional design, Automative design, User´s repertory, RGT Protocol

Abstract

Cars are among the objects that most represent the evolution of human modernity. This condition is due to multifactorial aspects, including their use based on practical, aesthetic and symbolic functions, which vary according to the type of product. Although the automotive sector recognises the importance of these aspects, understanding how they are organised at the level of interaction between user and product has not been fully explored. The purpose of this study was to understand whether the perception of the practical, aesthetic and symbolic elements of cars can be influenced by the personal repertoire of individuals. Using the Repertory Grid Technique method, it was possible to conclude that users who have a strong relationship with cars look more at the physical and practical aspects of the product, while users who are less interested in cars are more concerned with the aesthetic and symbolic aspects. This reinforces the idea that designers should consider the influence of the user's repertoire when developing their products.

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Author Biographies

  • André Leonardo Demaison, Universidade Federal do Paraná

    Professor em colaboração técnica no Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Doutor em Design pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Especialista em Ergonomia pela UFMA e graduado em Design com habilitação em Projeto de Produto pela PUC-Rio. Coordenador do Fabrique (Núcleo de Prototipagem e Design - UFMA) e professor do Programa de Pós Graduação em Design da UFPR.

  • Marisa Sel Franco, Universidade Federal do Paraná

    Formação multidisciplinar. Conta com mais de 10 anos de experiência em Comunicação, além de dois danos de experiência na área de Dados. Atua hoje como analista de dados e jornalista freelancer. É graduanda em Informática Biomédica pela UFPR, tendo realizado pesquisas nas áreas de IHC, bioinformática, computação de alto desempenho e engenharia biomédica. Participante do grupo de pesquisa em "Jogos, Informática na Educação e Design de Interação" da UFPR. É especialista em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pelo Celacc - ECA/USP (2013). Possui curso de extensão em Divulgação Científica pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica, também da ECA/USP (2008), e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de São Paulo (2005).

  • Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

    Professor Titular no Departamento de Design da UNESP (2017); Livre-Docente em Design Ergonômico pela UNESP (2009); possui Pós-doutorado em Ergonomia (2008) pela ULISBOA; Doutorado em Engenharia de Produção (2003) pela UFSCar; Mestrado em Projeto, Arte e Sociedade - Desenho Industrial (1997) e graduação em Desenho Industrial (1994) pela UNESP. É co-lider no Grupo de Pesquisa Design Ergonômico: Projeto e Interfaces onde coordena os projetos de pesquisa: “Design Ergonômico: avaliação e intervenção ergonômica no projeto”, “Design Ergonômico: metodologias para a avaliação de instrumentos manuais na interface homem X tecnologia” e “Contribuições do Design Ergonômico na pesquisa e projeto de equipamentos para a reabilitação de pessoas com capacidades específicas”. Coordena o Laboratório de Ergonomia e Interfaces - Departamento de Design, e atua como docente no curso de graduação em Design e do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Design da UNESP. Tem experiência na área do design, ergonomia, design ergonômico, design de produto e design gráfico.

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Published

2024-08-21

How to Cite

DEMAISON, André Leonardo; FRANCO, Marisa Sel; PASCHOARELLI, Luis Carlos. Perception of practical, aesthetic and symbolic elements of cars: an analysis based on the user’s personal repertoire. Gestão & Tecnologia de Projetos (Design Management and Technology), São Carlos, v. 19, n. 2, p. 241–259, 2024. DOI: 10.11606/gtp.v19i2.216450. Disponível em: https://journals.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/216450.. Acesso em: 21 nov. 2024.