Por outras grafias de lugar: do encontro de trajetórias em Uma viagem à Índia à escrita literária como experiência geográfica
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.169384Mots-clés :
Lugar, Imaginação espacial, Narrativas, LiteraturaRésumé
Este artigo problematiza, a partir da literatura, o modo como se produzem imaginações espaciais únicas sobre os lugares. Amparada nos estudos de Doreen Massey (2008) sobre o lugar como uma coleção de histórias num espaço articulado por relações de poder, nossa escrita mostra que um processo de imaginação espacial tem estreita relação com as narrativas sobre os lugares. Quando uma dada imagem/história se repete como estereótipo e verdade, repercute na imaginação espacial em associações pouco promissoras e reforça uma forma privilegiada de narrativa sobre os lugares. Nosso questionamento concebe a provocação de pensar o lugar como múltiplo, justaposição de relações e narrativas heterogêneas de mundo. Escolhemos a obra Uma viagem à Índia, de Gonçalo M. Tavares, para nos apropriar da potência narrativa dos modos de ver e dizer o espacial que a obra traz e, assim, propor um encontro com a escrita literária como experiência geográfica.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ADICHIE, C. N. O perigo de uma única história. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ADICHIE, C. N. O perigo de uma única história. TED Talks. Oxford, 7 out. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg&feature=youtu.be. Acesso em: 13 ago. 2020.
DELEUZE, G. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELEUZE, G. Dois regimes de signos. Vincennes, 1975. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-xhk7xLoZeg. Acesso em: 6 jan. 2020.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1995. v. 2.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Trad. Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2008.
OLIVEIRA JR., W. M. Geografias menores: potência de expressão – entre imagens, pesquisa, educação. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 9, n. 17, p. 27-43, ago. 2019. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/596. Acesso em: 13 ago. 2020.
OLIVEIRA JR., W. M. Lugares geográficos e(m) locais narrativos: um modo de se aproximar das geografias de cinema. In: MARANDOLA JR., E.; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. (Org.). Qual espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 119-154.
PELLEJERO, E. A postulação da realidade: filosofia, literatura, política. Trad. Susana Guerra. Lisboa: Vendaval, 2009.
QUEIROZ FILHO, A. C. Do sensível, poesia: outros modos de grafar o mundo. Vitória: Milfontes, 2019.
RANCIÈRE, J. Políticas da escrita. Trad. Raquel Ramalhete. São Paulo: Editora 34, 2017.
RANCIÈRE, J. O destino das imagens. Trad. Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
TAVARES, G. M. Uma viagem à Índia: melancolia contemporânea (um itinerário). São Paulo: Leya, 2010.
VATTIMO, G. A sociedade transparente. Trad. Hossein Shooja e Isabel Santos. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Ludmila Gonçalves Martins, Antônio Carlos Queiroz Filho 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).