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Directives aux auteurs

Normas para submissão de manuscritos

A Geousp – Espaço e Tempo é uma revista acadêmica na área de geografia, com as seguintes normas de publicação:

 

1 Todos os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos a outro periódico aguardando avaliação.

1.1 São aceitas submissões em português ou espanhol.

1.2 Os manuscritos devem ter três resumos: em português e inglês obrigatoriamente e o terceiro em espanhol ou francês. Sendo o manuscrito em espanhol, os resumos serão, nesta ordem, em espanhol, em português e em inglês.

1.3 Todas as custas do processo editorial tais como recepção, avaliação, normalização, diagramação e marcação XML são custeados pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana (PPGH) da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas e por verbas concedidas pelo Portal de Revistas da USP, ambos da Universidade de São Paulo.

 

2 O artigo submetido pode ter um ou dois autores.

2.1 Um autor só pode voltar a submeter manuscritos à Geousp depois de transcorrido ao menos um ano de sua última publicação.

2.2 Quando houver dois autores, deve-se indicar a contribuição de cada um na elaboração do artigo com utilização de dois critérios mínimos de autoria:a. Qual foi a participação de cada um na discussão dos resultados; b. Qual foi a participação na revisão e aprovação da versão final do trabalho
Essas informações devem constar no final do manuscrito, após as referências, do seguinte modo:
AUTOR 1:
AUTOR 2:

 

3 Para a avaliação cega por pares, o manuscrito não pode conter o nome dos autores.

3.1 Quando houver referência ao próprio autor, deve-se substituir seu sobrenome pela palavra “Autor”.

3.2 Figuras, tabelas, mapas, quadros e outras ilustrações não podem trazer o nome do(s) autor(es), mas apenas (Autor, ano).

 

4 Cabe aos editores julgar se o manuscrito é inédito e alinhado ao escopo da revista:

4.1 Artigo – texto inédito que seja resultado de pesquisa, e não de monografia de conclusão de graduação, projeto de qualquer natureza ou nota de pesquisa de campo. A submissão seguirá para a avaliação cega por pares na medida em que o texto traga contribuição teórica ou material analítico inédito, e não apenas materiais empíricos novos. Máximo de 8.000 palavras em até 25 páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas; cada resumo pode ter até 150 palavras e de 3 a 5 palavras-chave.

4.2 Notas de pesquisa de campo – sistematização de dados ou informações inéditas colhidas em campo. Máximo de 8.000 palavras em até 25 páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas; cada resumo pode ter até 150 palavras e de 3 a 5 palavras-chave. 

4.3 Resenhas – necessariamente de textos clássicos ou de referência da geografia. A revista somente publica resenhas críticas e não são aceitas resenhas de organização de capítulos. O tamanho máximo é de 4.000 palavras. 

4.4 Cartografias, imagens e outras expressões gráficas – mapas, gráficos e outras figuras de que se descrevem a metodologia ou o modo da criação (softwares, técnicas etc.) (máximo 1.200 palavras). 

4.5 Dossiê temático – pode ser proposição de grupos de pesquisa ou por abertura de chamada pública com tema definido pela editoria da revista. A submissão de dossiês é conduzida da mesma maneira que as demais. Os manuscritos só são considerados e aceitos por seu mérito acadêmico, independentemente de qualquer influência pessoal. A submissão deve ter sido discutida anteriormente com o editor para justificar sua pertinência, pelo endereço eletrônico revistageousp@gmail.com ou ricardomendes@usp.br.

Observações sobre a submissão de dossiês:
A submissão deve ser discutida com o editor para justificar sua pertinência ao escopo da revista e sua originalidade (sobretudo levando em conta os dossiês publicados recentemente).
O Dossiê terá no máximo cinco artigos, além da introdução, que deve ser feita pelo organizador. Um critério importante para o aceite da proposta é a diversidade institucional dos autores, que devem ter pesquisa na área temática.
A avaliação dos artigos do Dossiês é conduzida da mesma maneira que a dos demais: avaliação por pares cegos.
O proponente do Dossiê será o organizador e trabalhará conjuntamente com o editor da revista, elegendo pareceristas em comum acordo.

 

5 Apresentação do manuscrito

  • em Word
  • folha A4
  • margens: 2,5 cm
  • fonte: Times New Roman, corpo 12
  • entrelinhas de 1,5 cm (sem recuo e sem espaçamento)
  • sem número de página
  • título em caixa alta e baixa: apenas a primeira palavra e os nomes próprios começam com letra maiúscula

 

6 Citações

6.1 Todas as citações devem dar o sobrenome do autor e o ano da publicação.

6.2 Citações literais devem dar também o número da(s) página(s) onde ocorrem.

6.2.1 Citações literais de até 3 linhas: no corpo do parágrafo, entre aspas e sem itálico.

6.2.2 Citações literais com mais de 3 linhas: com recuo à esquerda de 4 cm, em corpo 11, entrelinha simples, sem aspas e sem itálico.

 

7 Referências

Livro

SOBRENOME, I. N. A. [Iniciais do Nome do Autor]. Título do livro. Cidade da publicação: Editora, ano.

Capítulo de livro

SOBRENOME, A. C. [Autor do Capítulo]. Título do capítulo. In: SOBRENOME, O. L. [Organizador do Livro] (Org.). Título do livro. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX-YY [intervalo do capítulo].

Artigo de periódico

SOBRENOME, I. N. A. Título do artigo. Título do periódico, Cidade, volume, número, páginas (inicial e final), ano.

Tese/dissertação/monografia

SOBRENOME, I. N. A. Título: subtítulo. Tese/Dissertação/Monografia (Doutorado/Mestrado/Graduação em [Área de Conhecimento]) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, ano.

 

8 Itálico: palavras de origem estrangeira e destaques no texto. (Evitar negrito e sublinhado.)

 

9 Ilustrações, quadros, tabelas, mapas, gráficos e fotos devem ser coerentes com o texto, ter resolução mínima de 300 dpi e estar no corpo do texto, perto do ponto onde são citadas.

9.1 O título deve estar acima (e não dentro) da figura, e a fonte, logo abaixo (e não dentro).

 

10 O arquivo não pode ter caixas de texto. (Títulos e fontes de figuras devem estar no corpo do texto.)

 

11 Preenchimento dos metadados

Os metadados da submissão devem estar correta e completamente preenchidos, evitando que o manuscrito seja imediatamente recusado. Destacamos que, sem o preenchimento completo e correto dos metadados, os artigos não obtêm o DOI (Digital Object Identifier), e tais informações são da responsabilidade exclusiva dos autores, conforme consta em “Deveres dos autores”.

Como preencher os metadados da submissão:

11.1 seção: selecionar “Artigos” (outras opções precisam ser acordadas previamente com o editor)

11.2 idioma da submissão: selecionar o idioma do manuscrito

11.3 prefixo: não preencher

11.4 título: inserir o prefixo, o título e o subtítulo

11.5 subtítulo: não preencher

11.6 resumo: ao clicar no campo de preenchimento do resumo, imediatamente aparecerão na tela os outros campos para inserir as outras línguas, abaixo do resumo principal. Preencher:

11.6.1 Em português (obrigatório)

11.6.2 Em inglês (obrigatório)

11.6.5 Em espanhol ou francês (conforme a língua do resumo)

11.6.6 Cada resumo deve ser inserido no campo reservado para sua respectiva língua, e todas estão indicadas no formulário de metadados.

11.6.7 Não serão aceitos resumos em língua estrangeira vertidos por tradutores automáticos.

11.7 lista de coautores (se houver). Para preencher essas informações, deve-se clicar na seta ao lado do(s) nome(s) do(s) autor(es) e, em seguida, em “Editar” e preencher os campos que aparecerão na tela. São obrigatórios:

  • nome completo
  • e-mail
  • país
  • ORCID
  • instituição/afiliação (por extenso e sem siglas)
  • resumo da biografia (máximo 3 linhas da caixa de texto)

11.8 imagem de capa: não preencher

11.9 idiomas: em cada linha, digitar por extenso a respectiva língua. “Português”, na linha reservada para português; “Inglês” na reservada para inglês etc., de acordo com a língua adotada no manuscrito e nos resumos.

11.10 palavras-chave: Inserir as respectivas palavras-chave em cada resumo das três línguas.

nota: Ao clicar no campo de preenchimento das palavras-chave, os outros campos para inserir as outras línguas imediatamente aparecerão na tela. É preciso inseri-las uma a uma, clicando em “Enter” ou “Return” a cada palavra inserida (se forem coladas todas juntas de uma só vez, o sistema as entenderá como uma única palavra-chave).

11.11 agência de fomento: quando houver agência de fomento, inserir seu nome por extenso, inclusive em outras línguas, e dar o número do processo.

11.12 referências: inserir todas as referências citadas no artigo nesse campo do formulário.

nota: Eventuais referências não citadas serão retiradas do artigo aceito na fase de edição.

Liste de vérification de la soumission

Toutes les soumissions doivent répondre aux exigences suivantes.

  • La soumission n'a pas déjà été publiée et n'est pas considérée actuellement par une autre revue. Si ce n'est pas le cas, fournir une explication dans le champ "Commentaires au rédacteur".
  • Le fichier de la soumission est dans un des formats de fichier suivants : OpenOffice, Microsoft Word, RTF ou WordPerfect.
  • Lorsque possible, les URLs des références ont été fournies.
  • Le texte est à simple interligne, utilise une police de 12 points, emploie l'italique plutôt que le souligné (sauf pour les adresses URL) et place toutes les illustrations, figures et tableaux aux endroits appropriés dans le texte plutôt qu'à la fin.
  • Le texte se conforme aux exigences stylistiques et bibliographiques décrites dans les Directives aux auteurs, qui se trouvent dans la section « À propos de la revue ».
  • Le texte peut avoir un ou deux auteurs ; dans ce cas, chacun doit clairement indiquer sa participation à l'article, conformément au point 2.2 des lignes directrices pour les auteurs.

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