O professor de geografia do ensino superior e a docência: um campo de múltiplos saberes e racionalidades
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.100714Palabras clave:
Educação Superior, Trabalho docente, Racionalidade pedagógica, Formação docente, Mediação pedagógica.Resumen
Este artigo é resultado de uma investigação que tem por objeto o trabalho e a docência no ensino superior, no papel do professor universitário, tendo como foco central os limites e as possibilidades da racionalidade pedagógica no ensino superior. A fundamentação teórica ancora-se em diversos estudos que procuram mapear as racionalidades que movem esses profissionais em situação de trabalho, tendo como referencial a epistemologia da prática e a pedagogia universitária. Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, uma vez que esta privilegia os significados dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes investigados, movidos por uma racionalidade técnica, possuem uma pedagogia própria pautada na transmissão do conteúdo.
Descargas
Referencias
BARDIN, L. Análise do Conteúdo. Tradução de L. A. Antero e A. Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1995.
BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, Marcos T. (Org.) Docência na universidade. Campinas: Papirus, 2003. p.57-68.
BOUFLEUER, José Pedro. Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. 3.ed. Ijui: Unijuí, 2001.
CARVALHO, Antonia Dalva França. A racionalidade pedagógica da ação dos formadores de professores: um estudo sobre a epistemologia da prática docente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Piauí. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
COULON, Alain. Etnometodologia. Tradução Epharim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
D’ÁVILA, Maria Cristina e SONNEVILLE, Jacques. Trilhas percorridas na formação de professores: da epistemologia da prática à fenomenologia existencial. In: D’ÁVILA, Maria Cristina e VEIGA, Ilma Passos A (Orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008.
DIAS, Ana Maria Iorio. Leitura e (auto)formação: caminhos percorridos por docentes na Educação Superior. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro e VIANA, Cleide Maria Azevedo Quixadá. Docentes para a Educação Superior: processos formativos. Campinas, SP – Ed. Papirus, 2010, p. 71-100.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.). Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2002.
MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.). Docência na Universidade. Campinas, Papirus, 2003.
MEDEIROS, Marinalva Veras; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. Formação Docente: da teoria à prática em uma abordagem sócio-histórica. Revista E- curriculum, ISSN 1809-3876, São Paulo, v.1, n.2, junho de 2006.
MINAYO, Maria Cecília de Sousa (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MOREIRA, António Flávio; LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Socialização Profissional de Professores: as instituições formadoras: relatório de pesquisa. Rio de Janeiro, UFRJ, 1998. 123 p.
PERES, Américo Nunes. Educação Intercultural: Utopia ou Realidade? Porto: Profedições, 2000.
PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor – a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António (Org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido e ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA Selma Garrido. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA; Selma Garrido; GHEDIN, Luiz Evandro (Org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006., p.17-52.
SACRISTÁN, José Gimeno. Tendências Investigativas na Formação de Professores. Transcrição e tradução de José Carlos Libâneo. In: Atas da 19ª Reunião Anual ANPED. Caxambu: ANPED, 1996. p.12-27.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A vez e a voz dos professores: contributo para o Estudo da Cultura Organizacional da Escola Primária. Lisboa: Porto Editora, 1993.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os Professores Face ao Saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação. Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.
TARDIF, Maurice. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. ANPED, São Paulo, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 1999.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação de Professores. São Paulo: Vozes, 2002.
THERRIEN, J. & LOIOLA, Francisco Antonio. Experiência e competência no ensino: pistas de reflexões sobre a natureza do saber-ensinar na perspectiva da ergonomia do trabalho docente. Educação & Sociedade, ano XXII, n° 74, Abril/2001.
THERRIEN, J. & SOUSA, Ângela. Cultura docente e gestão pedagógica: a racionalidade prática dos saberes do saber-fazer racionalidade do agir docente – elementos para uma análise da formação prática. In: NOBRE, M. D. e THERRIEN, J. (Org.). Artesãos de um outro ofício: múltiplos saberes e práticas no cotidiano escolar. São Paulo: Annablume: Fortaleza, 2000.
THERRIEN, Jacques. Trabalho e Saber: a interação no contexto da pós-modernidade. In: MARKERT, Werner (Org.). Trabalho, Qualificação e Politecnia. Campinas, SP: Papirus, 1996. P. 53-70.
THERRIEN, Jacques. Saber de experiência, Identidade e Competência Profissional: como os docentes produzem sua profissão. Contexto & Educação. Ijui, V. 12, n. 48, p. 7-36, 1997.
THERRIEN, Jacques. Os Saberes da Racionalidade Pedagógica na Sociedade Contemporânea. Revista Educativa, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 67-81, 2006.
VASCONCELOS, Maria Lúcia M. Carvalho. Contribuindo para a formação de professores universitários: relatos de experiência. In: MASETTO, Marcos (Org). Docência na Universidade. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998. p.77-94.
ZABALZA, Miguel. El Papel de los Departamentos em La Mejora de La Calidad de La Docencia em La Universitária. Revista Interuniversitaria de Formación Del Profesorado, Zaragoza, v. 38, n. 4, p. 45-68, 2000.
ZABALZA, Miguel. O Ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZEICHNER, K. Formação de professores: contato direto com a realidade da escola. In: Presença Pedagógica, vol. 6, n° 34, jul/ago. Belo Horizonte, 2000, p. 5-15.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Francisco Kennedy Silva dos Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publiquen en esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo con una licencia de uso de atribución CC-BY, que permite distribuir, mezclar, adaptar y crear con base en su trabajo, siempre que sean respetados los derechos de autor, de la forma especificada por CS.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales y por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citaciones del trabajo publicado (ver El efecto del acceso abierto).