O imaginário utópico brasileiro nas práticas festivas europeias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2016.115328Keywords:
imaginário, cultura, Brasil, práticas festivas, identidadeAbstract
Ao analisar a presença brasileira nas práticas festivas em cidades europeias, enquanto táticas cotidianas que revelam a capacidade utópica e inventiva dos sujeitos participantes, realizamos uma reflexão acerca da dimensão territorial da cultura brasileira, tendo como fundamento algumas práticas culturais festivas. Abordamos em específico a estruturação de alguns espaços festivos, a exemplo do Samba-Festival (Coburg – Alemanha), da Lavage de Madeleine (Paris – França) e do Carnaval de La Grande Motte (La Grande Motte – França). A noção de utopia nos possibilitou o entendimento do imaginário cultural brasileiro apresentando um potencial de ação e para a ação, uma condição para a produção de novas consciências com um caráter lúdico e transgressor, consciências que nem sempre pertencem à lógica produtivista, mas à da imaginação e sensibilidade.
Downloads
References
CAILLOIS, R. L'homme et le sacré. 1ª edição. Paris: Gallimard, 1950. 246p.
CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. 1ª edição. São Paulo: Fflch, 2007, 85p.
CAPEL, H. La rehabilitación y el uso del patrimonio histórico industrial. Document d’Análisi Geografica, 1996, vol. 29, p. 19-50.
CROZAT, D. Jeux et Ambigüités de la Construction Musicale des Identités Spatiales. In: AUTOR (Org.). Dados da publicação de livro organizado, 2016.
AUTOR. Dados de publicação de artigo, 2012.
AUTOR. Dados de publicação de livro autoral, 2009.
ÉMERY, B. A utopia brasileira. Portuguese Cultural Studies, 2007, vol. 1, Article 10, p. 73-84.
FREITAS, M. T. de; LEROY, C. Brésil, l'Utopialand de Blaise Cendrars. 1ª edição. Paris: L'Harmattan, 1998. 392p.
GUILLOT, G. Implantations musicales: Brésil et Bretagne à Bordeaux. In: RAIBAUD, Yves (ed.). Comment la musique vient aux territoires. Pessac: Publications de la Maison des Sciences de L'homme d'Aquitaine, 2009, vol. 1, p. 197-208.
HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 395p.
LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. 1ª ed. São Paulo: Ática, 1991. 216p.
MORUS, T. A Utopia. 6a ed. Lisboa: Guimarães Ed., 1985. 192p.
ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. 152p.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2002. 392p.
VAILLANT A. Territoires de la batucada: circulations et appropriations d’une pratique musicale brésilienne. In: RAIBAUD, Yves (ed.). Comment la musique vient aux territoires. Pessac: Publications de la Maison des Sciences de L'homme d'Aquitaine, 2009, vol. 1, p. 179-196.
ZWEIG, S. Brasil País do Futuro. 7a ed. Porto: Livraria Civilização, 1971. 264p.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 ALESSANDRO DOZENA
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors maintain copyright and grant the magazine the right to first publication, with the work with a license to use the CC-BY attribution, which allows to distribute, remix, adapt and create based on your work, provided that the due copyright, in the manner specified by CS.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any time before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access).