TERRITORIALIDADE DA EDUCAÇÃO: AS ESCOLAS PÚBLICAS NAS ÁREAS CENTRAIS DE SÃO PAULO

Autores

  • Gilberto Cunha Franca Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74285

Palavras-chave:

Urbanização, Políticas educacionais, Lugar, Escola pública, Cidade

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a territorialidade da educação, como parte do conjunto das infraestruturas sociais. Ele analisa, mais especificamente, a situação de uma antiga escola localizada em Pinheiros, no Município de São Paulo. Trata-se da experiência dramática desta escola diante das transformações metropolitanas e educacionais, e que têm levado ao esvaziamento e ao fechamento de dezenas de estabelecimentos de ensino nas áreas mais centrais e valorizadas deste Município. O texto procura explicar como as forças sociais imbricadas em diferentes escalas geográficas evoluíram, e se enfrentaram, na configuração deste problema. Expõe-se, portanto, aqui, um estudo geográfico da educação e as tentativas de sujeitos dispersos de uma comunidade para preservar sua antiga escola.

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Biografia do Autor

  • Gilberto Cunha Franca, Universidade de São Paulo
    Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRANCA, Gilberto Cunha. TERRITORIALIDADE DA EDUCAÇÃO: AS ESCOLAS PÚBLICAS NAS ÁREAS CENTRAIS DE SÃO PAULO. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 16, n. 3, p. 110–123, 2012. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74285. Disponível em: https://journals.usp.br/geousp/article/view/74285.. Acesso em: 3 nov. 2024.