OS CLÁSSICOS DA CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: A CONTRIBUIÇÃO PIONEIRA DE ELLSWORTH HUNTINGTON
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74280Palavras-chave:
Contribuição teórico-metodológica, Climatologia norte-americana, Idéia das influências ambientais, Clima e desenvolvimento, “Civilização e Clima”Resumo
Este artigo pretende fazer uma releitura crítica de uma das obras mais polêmicas da Geografia, “Civilization and Climate”, de Ellsworth Huntington. Autor prolífico e de teorias ousadas e complexas, foi pioneiro na nascente ciência climatológica, ao contribuir para seu avanço teórico, metodológico e epistemológico. Sua obra, injustamente desmerecida por grande parte da crítica, lidou com grandes hipóteses centrais da ciência geográfica, como a relação sociedade-natureza e a controversa teoria das influências ambientais. A análise pormenorizada de “Civilization and Climate”, baseada na análise imparcial e justa de alguns comentadores, mostrou que Huntington merece ser lembrado pela seriedade e ousadia de suas pesquisas e idéias, pela complexidade de suas teorias, e pelo pioneirismo de suas metodologias.
Downloads
Referências
JARDIM DE CARVALHO JR, Ilton. Dos mitos acerca do determinismo climático/ambiental na história do pensamento geográfico e dos equívocos de sua crítica: reflexões metodológicas, teórico-epistemológicas, semânticoconceituais e filosóficas como prolegômenos ao estudo da relação sociedade-natureza pelo prisma da idéia das influências ambientais. 2011. 677 f. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CHAPPELL, John. MATLEY, Ian. “Marxism and environmentalism”. Annals of the association of american geographers, vol.57, n.1, março.1967, pp. 203-207.
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro, São Paulo: Editora Record, 2000.
HUNTINGTON, Ellsworth. The Character of Races. New York, London: Charles Scribner´s Sons, 1927.
HUNTINGTON, Ellsworth. Civilization and Climate. New Haven: Yale University Press, 1939.
HUNTINGTON, Ellsworth. Mainsprings of Civilization. New York: John Wiley and Sons, 1945.
MARTIN, Geoffrey. Ellsworth Huntington; his life and thought. Hamden, Connecticut: Archon Books, 1973.
MARTIN, Geoffrey. Civilization and Climate Revisited. Geography and Map Division, vol.96, pp.10-17, 1974.
PRADO JR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense; Publifolha, 2000.
SPATE, Oskar Hermann Khristian. “Ellsworth Huntington”. In D.L., Sills, ed., International Encyclopaedia of the social sciences. New York: Macmillian and free press, vol.7, 1968.
WASWO, Richard. Motives of Misreading. Journal of the History of Ideas, vol. 50, No. 2, Apr. - Jun. 1989, pp. 324-332.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Ilton Jardim de Carvalho Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).