A abordagem dos transportes nos livros didáticos de Geografia em países latino-americanos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208371Palavras-chave:
América Latina, Geografia dos transportes, Livros didáticosResumo
O tema dos transportes em livros didáticos de Geografia é abordado de diferentes formas. Considerando os países latino-americanos, as diferentes organizações das coleções didáticas e a distribuição dos conteúdos são determinantes no aprofundamento das descrições e no debate sobre os transportes em cada caso. Diante disso, este artigo examina a abordagem dos transportes em livros didáticos de Geografia de países latino-americanos (México, Venezuela, Peru, Costa Rica e Brasil), com ênfase nos brasileiros, já que estes diferem dos demais por dedicar capítulos inteiros ao tema, com minuciosa caracterização dos modais e farta gama de exemplos no Brasil e em outros países. O artigo se organiza em quatro itens, além de introdução, considerações finais e referências. O primeiro debate a importância dos livros didáticos de Geografia, o segundo faz uma discussão teórica da Geografia dos Transportes, e os demais analisam os transportes nos livros didáticos latinoamericanos para mostrar as particularidades da organização escolar nesses países e seus reflexos nos livros didáticos de Geografia.
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