Variação morfofonológica da variável (gente) na fala de moradores da comunidade Ariri (Am)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v25i2p%25p

Palavras-chave:

Dialetologia amazônica, Variável (gente), Ariri, Amazonas

Resumo

Neste artigo, são descritas as variantes morfofonológicas da variável (gente) na fala de moradores da comunidade Ariri, localizada no rio Coari Grande, que pertence ao município de Coari, no Estado do Amazonas. O corpus foi retirado de oito respostas discursivas que constam no questionário semântico-lexical da tese de Azevedo (2013). Trata-se de um trabalho dialetológico e geolinguístico por trabalhar a variação dialetal no espaço territorial.  A análise descritiva foi feita nas dimensões intralinguística, diatópico-diafásica diatópico-diassexual, diatópico-diastrática e diatópico-diageracional. Os resultados transcritos grafematicamente foram inseridos em cinco cartas morfofonológicas, as quais mostram que os moradores locais usam quatro variantes que testificam um processo de mudança linguística em curso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felício Wessling Margotti, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde iniciou sua carreira como Docente de ensino Superior em 1980. Licenciado em Letras (1975), cursou mestrado em Linguística na UFSC (1982) e doutorado em Letras na UFRGS (2004). Atua no ensino de Língua Portuguesa, Dialetologia e Sociolinguística. Dedica-se aos estudos geossociolinguísticos, com participação na elaboração do Atlas Linguístico-Etnográfico da Região Sul do Brasil - ALERS e no Projeto Atlas Linguístico do Brasil - ALiB. Na administração acadêmica, exerceu as funções de Chefe do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (1994-1988), Diretor do Centro de comunicação e Expressão por 4 mandatos (1988-1992; 1996-2000; 2008-2016) e Chefe do Gabinete do Reitor (1992-1996). De maio a novembro de 2016, foi Pró-Reitor de Graduação. Atualmente, é professor Voluntário do Program de Pós-Graduação em Linguística da Universidade da UFSC.

  • Orlando da Silva Azevedo, Universidade Federal do Amazonas

    Possui doutorado e Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC . Graduado em Letras: Língua e Literatura Portuguesa pela UFAM (2002). Trabalhei no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas, Polo de Coari, ministrando disciplinas de Português instrumental, Inglês Instrumental, Língua Portuguesa I, no período de 2006 a 2013. A partir de 21 de novembro de 2013, passei a atuar no Campos Universitário de Manaus, sendo que atualmente sou professor lotado na Faculdade de Letras, atuando pelo Curso de Letras: Língua e Literatura Portuguesa, ministrando as seguintes disciplinas: Literatura Brasileira; Teoria da Literatura; Linguística; Semântica da Língua Portuguesa; História da Língua Portuguesa; Introdução à Sociolinguística; Comunicação em Prosa Moderna I e II; Morfologia do Português; Prática Curricular I, II e III; Estágio Supervisionado I e II. Sou credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Letras -PPGL, em nível de Mestrado, ministrando as disciplinas Teorias Linguísticas e Tópicos Especiais em Dialetologia. Atuei pelo Programa de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR/UFAM, ministrando as disciplinas Introdução aos Estudos Linguísticos, Comunicação e Prosa Moderna I e II, Morfologia do Português, Prática Curricular III -Os Parâmetros curriculares Nacionais, Prática Curricular V - Produção Textual, Estágio Supervisionado I, II e III, Trabalho de Conclusão de Curso, Iniciação à Análise Sintática, Sintaxe do Português e Língua Latina II e III. Minha pesquisa é voltada para os estudos sociolinguísticos e dialetológicos sobre o português amazônico e faço parte dos grupos de pesquisa Estudos do português falado no Amazonas e de línguas ameríndias, Grupo de Estudos Linguísticos do Amazonas e GREMPLEXA - Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas sobre Língua e Literatura de Expressão Amazônica .

  • Ilna Kelly Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

    Minha formação acadêmica inclui Graduação em LETRAS ? LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA, concluída no ano de 2021, na UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS -UFAM. Participei de dois projetos de Iniciação Científica ? PIBIC, da Universidade Federal do Amazonas. São eles: Produção e produtividade do sufixo nominativo-rana, executado no período de Agosto de 2015 a Julho de 2016 e Produção e produtividade dos sufixos de origem tupi no português amazônico, executado no período de Agosto de 2016 a Julho de 2017. A experiência em projetos de iniciação científica rendeu a publicação de três artigos científicos. Em 2016 foi publicado o artigo Produção e produtividade do sufixo nominativo-rana em um capítulo do livro Diálogos Linguísticos (ISBN 978-85-444-1453-8). Em 2019 foi publicado o artigo Produção e produtividade dos sufixos de origem tupi no português amazônico no livro Linguagem em Foco (ISBN 978-85-526-0062-6). Ainda em 2019 foi publicado também o artigo intitulado Formação de Palavras com Adjetivos de Origem Tupi no Português Amazônico na Revista Signum: estudos da Linguagem (ISSN 2237-4876). Atualmente sou mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), cuja a área de concentração é Estudos Linguísticos e a linha de pesquisa Língua, Ensino e Sociedade. Sou bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Referências

Azevedo OS. Aspectos dialetais do português da região norte do Brasil: um estudo sobre as pretônicas e sobreo léxico no Baixo Amazonas (PA) e no Médio Solimões (AM) [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2013.

Brandão SF. A geografia linguística no Brasil. São Paulo: Ática; 2005.

Câmara Jr. JM. Para o estudo da fonêmica portuguesa. Petrópolis: Vozes; 2009.

Chambers JK, Trudgill P. Dialectology [locais do Kindle 112]. Cambridge Textbooks in Linguistics. Kindle.

Coelho I, et al. Para conhecer a sociolinguística. São Paulo: Contexto; 2015.

Labov W. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press; 1972.

Roncarati C. Fatores fonológicos In: Mollica MC, organizadora. Introdução à sociolinguística variacionista. Rio de Janeiro: UFRJ; 1992.

Silva Neto S. História da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Presença; 1988.

Thun H. A dialetologia pluridimensional no rio da Prata. In: Zilles MAS, organizadora. Estudos de Variação no Cone Sul. Porto Alegre: Editora UFRGS; 2005.

Weinreich U, et al. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Bagno M, tradutor. São Paulo: Parábola; 2006 [1968].

Downloads

Publicado

2024-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Variação morfofonológica da variável (gente) na fala de moradores da comunidade Ariri (Am). (2024). Filologia E Linguística Portuguesa, 25(2), 229-243. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v25i2p%p