Gollum e Sméagol: O Expressionismo no Inquietante
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.106511Palavras-chave:
comunicação, adaptação, cinema, literaturaResumo
Este artigo é um estudo em análise sobre o personagem Gollum/Sméagol de acordo com as suas possíveis características imagéticas e psicanalíticas de acordo com o movimento cinematográfico do expressionismo alemão e da teoria freudiana O Inquietante. O estudo tem como justificativa o reconhecimento de outras perspectivas conceituais relacionado à uma adaptação literária para o cinema como uma forma de abranger outros assuntos sobre adaptações de personagens, indo além de teorias sobre adaptação. Seu objetivo principal é verificar as características do movimento cinematográfico e da tese psicanalítica freudiana mencionados, de acordo com a forma como o personagem Gollum/Sméagol foi adaptado ao cinema. Para a escrita do artigo foram pesquisados os conceitos sobre: expressionismo alemão, O Inquietante (de Freud) e sobre a técnica para efeitos especiais performance-capture, isto para a análise do personagem da forma como é visto na trilogia cinematográfica em sua versão estendida.Downloads
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