"Tudo na base do bombrilho ": produções sonoras experimentais com deficientes visuais e pessoas com transtorno mental
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2013.77282Palavras-chave:
Comunicação, Cultura, MídiaResumo
O presente artigo pretende descrever a experiência de uma oficina de linguagem sonora ministrada a cegos e pessoas com transtorno mental. O objetivo da oficina foi trabalhar com o potencial expressivo da linguagem sonora como forma de inclusão, incentivando os participantes a fazerem uso de tal potencial em produções radiofônicas com formato livre. Tal oficina faz parte das atividades extensionistas do projeto de pesquisa e extensão Propaganda Educativa Radiofônica desenvolvido no departamento de Comunicação da UFMG. Nesse relato, apresentamos a metodologia utilizada na oficina, a experiência coletiva e individual dos participantes e a descrição de algumas produções sonoras resultantes da experiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.