Identidades transitórias e televisão: uma análise sob o prisma dos Estudos Culturais

Autores

  • Leila Lima de Sousa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2013.77276

Palavras-chave:

Estudos culturais, Identidade, Televisão

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre a influência da mídia, sobretudo da televisão, como co-produtora identitária da população. Utiliza-se como referencial teórico, os Estudos Culturais e a colaboração destes para um novo olhar sobre a cultura e a construção de identidades. Parte-se aqui, da concepção de identidade como um processo que se constroi ao longo do tempo, através do contato com o outro. A metodologia usada nesse trabalho refere-se à revisão bibliográfica de autores que teorizam sobre a temática de análise. Conclui-se que, na era contemporânea, de esfacelamento do Estado-nação e perda de referência dos sujeitos, a televisão tem um papel ambivalente de construção de identidades. De um lado, atua como uma fonte de legitimação de identidades nacionais, ofertando ao público um lugar de representação e semelhança. De outro, tenta inseri-lo num contexto global, provocado pela aceleração do processo de globalização, que produz cada vez mais, realidades identitárias híbridas.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leila Lima de Sousa, Universidade Federal do Piauí
    Jornalista. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí. Atua na linha de pesquisa de mídia e produção de subjetividades.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

de Sousa, L. L. (2013). Identidades transitórias e televisão: uma análise sob o prisma dos Estudos Culturais. Revista Extraprensa, 7(1), 24-35. https://doi.org/10.11606/extraprensa2013.77276