Mundialização e Música Popular: a representação da “crise” da canção na obra de Caetano Veloso
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77223Palavras-chave:
Crise da canção, MPB, Nacional-popular, Mundialização, NaçãoResumo
O presente trabalho visa a analisar a produção musical de Caetano Veloso no pós-tropicalismo por meio de uma abordagem sócio-histórica da canção popular brasileira. Através desse recorte pretendo demonstrar a inserção da música popular no processo de mundialização da cultura. Como hipótese inicial de trabalho, é possível dizer que a produção musical do compositor durante a década de 70 expressa uma crise de projetos nacionais. Os projetos estéticos-políticos que conduziram as suas produções ao longo da década de 60 sofreram um substancial declínio e, assim, já apontavam para a “crise” das representações de projetos nacionais em suas canções. E tal estado de crise torna-se ainda mais expressivo a partir da década de 80 e 90 – quando ocorre a efetiva mundialização da música popular brasileira. Nesse contexto, é possível vislumbrar que as canções de Caetano se consolidam no âmbito do internacional-popular.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.