Criminalização dos movimentos sociais pela imprensa cearense: jornalismo ou política?
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77214Palavras-chave:
Discurso político, Mídia impressa, Movimentos sociaisResumo
O presente estudo visa analisar práticas sociais e discursivas relevantes na construção de representações e na caracterização da manipulação da opinião pública através da mídia impressa, com o propósito de fragilizar as correlações de força das comunidades/movimentos sociais e do poder do Estado, e, ainda, criminalizar o movimento social ou seus integrantes. A análise se limita aos textos informativos, procurando encontrar marcas textuais que sugiram ao leitor um dado posicionamento político. Foram analisadas notícias dos jornais O POVO, Estado e Diário do Nordeste, que trataram da questão ambiental; bem como, cartas, notas e mensagens eletrônicas, referentes aos mesmos temas, produzidos pelas comunidades, por movimentos sociais, ou por políticos ligados a essas lutas. Para compor a análise, buscamos prioritariamente Fairclough (2008) e van Dijk (2008). Mesmo em textos informativos, o jornal constrói representações capazes de alterar a correlação de forças entre os setores envolvidos, reiterando o discurso hegemônico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.