Sobre colonialismo em tempos de globalização e a experiência brasileira contemporânea do agronegócio
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77208Palavras-chave:
Globalização, Colonialismo, América Latina, Luta dos povosResumo
Nosso texto é um esforço de reflexão sobre a subalternidade e o novo patamar da luta entre classes, grupos e povos na América Latina a partir do fenômeno e do conceito de colonialismo, nas suas formas contemporâneas intranacional, internacional e transnacional. Buscamos articular as considerações teóricas feitas por Pablo G. Casanova sobre o conceito de colonialismo e sua vitalidade no contexto da globalização das relações sociais à experiência brasileira recente da busca pela inserção na economia-mundo através das fronteiras abertas pelo complexo de atividades econômicas vinculadas à produção agro-industrial, o agronegócio, que se estende por todo o País. Ainda, fizemos uma breve exposição sobre as condições de trabalho nos canaviais do interior do estado de São Paulo e sobre a luta pela sobrevivência, física e espiritual, de povos indígenas na Amazônia, indicando, por fim, as bases da luta pela autonomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.