Novas tecnologias da comunicação e movimentos sociais contemporâneos: o caso do blog Hablahonduras
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77171Palavras-chave:
Novas Tecnologias da Comunicação, Política, Blog, HondurasResumo
Hoje em dia há poucos lugares onde pessoas não convivam, de alguma maneira, com computadores, câmeras digitais e telefones celulares. Constatar tal fato não significa negligenciar o caráter extremamente desigual dos espaços. Ao mesmo tempo, estas assimetrias não podem eclipsar que o consumo de Novas Tecnologias da Comunicação cresce sem parar, em especial nos chamados países em desenvolvimento.
Este artigo tem como objetivo principal investigar como os movimentos sociais estão se apropriando destes objetos técnico-científico-informacionais, outorgando-lhes novos usos e subvertendo seu destino original – o mercado. Por se tratar de um tema amplo, diverso e em constante mutação, realizar-se-á um estudo de caso de HablaHonduras, um dos blogs dedicados exclusivamente ao tema da resistência ao último golpe de estado em Honduras com maior quantidade de acessos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.