Memórias culturais em construção: novas formas de memória em ambientes online
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77167Palavras-chave:
Memórias culturais, Identidade cultural, Exclusão social, Memórias em redeResumo
O propósito do trabalho é discutir experiências que buscam enfatizar a multiplicidade de vozes e experiências particulares que coabitam espaços em rede, principalmente aquelas que se fazem no cruzamento entre experiências locais ou regionais e a circulação e reorganização dessas experiências em redes sociotécnicas. A hipótese central baseia-se na tese de que as memórias coletivas, em ambientes online, são memórias utópicas e ucrônicas. Tais ambientes se conectam de tal modo aos acontecimentos que produzem cruzamentos interculturais e inauguram outros espaços de fronteira e de contato, ao mesmo tempo diferenciados e inter-relacionados às fronteiras dos ambientes não mediados por computador. Para discutir essa questão, será analisado o projeto megafone.net, cujo objetivo é permitir que pessoas em risco de exclusão social, em países da América Latina e em outros lugares do mundo, possam ter suas vozes amplificadas, ao utilizar as redes sociotécnicas para expressarem suas opiniões e experiências cotidianas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.