Congadas e Moçambiques na Região Sul e Sudoeste de Minas Gerais: políticas culturais e a interpenetração dos meios de comunicação massivos
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77164Palavras-chave:
Congada, Mídia, Sociedade, Resistência, DançaResumo
O resgate e a perpetuação dos folguedos e danças dramáticas originárias dos confrontos culturais entre estratos da população afro-descendente e os processos sociais e políticos de formação da sociedade brasileira, dependem da memória oral e gestual herdada e transmitida de seus praticantes. Nas condições impostas pelo capitalismo periférico no Brasil, com a crescente mercantilização de todas as esferas da vida social e a presença de uma abrangente indústria cultural, surgem inúmeras indagações acerca das aproximações, embates, focos de resistência e cooptação que ocorrem para a continuidade das expressões e experiências artísticas de verve popular.
O projeto em pauta pretende investigar os grupos de congadas e moçambiques em cidades na região Sul e Sudoeste de Minas Gerais, locais em que o cruzamento de questões políticas, econômicas e sociais pressiona a atuação e sobrevivência desses folguedos e danças seculares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.