A globalizaçao cultural “contra-hegemônica” : existe uma via de expressão comunicacional indígena no ciberespaço?
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2010.77145Palavras-chave:
Identidade/diversidade cultural, Povos indígenas, Sociedade da informação, Internet, TICsResumo
O objetivo deste documento é refletir sobre o impacto das tecnologias de informação e comunicação (TICs) principalmente Internet no ser humano como sujeito histórico cultural. O foco principal será o ciberespaço, mas desde um ponto de vista da chamada cibercultura, procurando enfocar-se nas identidades étnicas ou minorias culturais, que conformam um aspecto mínimo da cibercultura, mas que tem transcendido o assunto técnico informático informacional; acrescentando à comunicação em rede a “diversidade cultural”.
As mídias tradicionais em geral nunca forneceram o espaço comunicativo para as entidades minoritárias, se eram considerados era desde uma visão folclórica ou essencialista, pois ao serem parte de uma identidade nacional, eram sujeitas a uma pauta hegemônica que as qualificava como “sobreviventes” de um passado em vias de evolução.
Esta situação veio em parte a mudar desde que surgiram as redes digitais as quais permitiram uma comunicação em ambos os sentidos, existindo agora certa autonomia para pôr conteúdos e divulgá-los a uma mais ampla audiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.