A comunicação em rede dos povos indígenas e os desafios para a prática da etnomídia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.226562Palavras-chave:
Etnomídia indígena, Rádio Yandê, Mídia sonora, EntrevistaResumo
Conquistar e manter espaço para expor suas pautas e instigar debates invisibilizados pela mídia tradicional sempre foi um desafio para os povos originários no Brasil. A prática da etnomídia indígena, que vem crescendo nos últimos anos, foi a forma encontrada para que, por meio da apropriação dos meios, essas populações criassem redes de comunicação que não apenas permitam sua presença, mas que lhes garantam o protagonismo na denúncia da quebra de direitos, na disseminação do conhecimento tradicional e no fortalecimento de seus valores ancestrais. Nesta conversa, Anápuàka Tupinambá, criador do conceito etnomídia indígena e fundador da Rádio Yandê, conta sua trajetória e fala sobre as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas para fazer comunicação no país.
Downloads
Referências
CARNEIRO, R. G. Sujeitos comunicacionais indígenas e processos etnocomunicacionais: a etnomídia cidadã da Rádio Yandê. Dissertação (mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, 2019.
DEMARCHI, A. L. C.; GOMES, D. DOS S. Etnomídia: contra-narrativas indígenas nas redes digitais. Revista Extraprensa, v. 16, n. 1, p. 5–23, 29 dez. 2022.
MILHOMENS, L. Organizações indígenas e redes comunicacionais no brasil: luta e resistência. Em: MILHOMENS, L. (Ed.). Comunicação, questão indígena e movimentos sociais. Manaus: EDUA, 2022.
SOUZA, V. G. P. DE; COSTA, R. C. Etnomídia Indígena como narrativa das resistências. Revista Extraprensa, v. 14, n. 2, p. 438–451, 23 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Deyse Alini de Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.